Polícia

Homem é preso após tentar esfaquear a companheira e o filho, em Estância Velha

08/01/2026 - 08h20min

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada na noite desta quarta-feira (7), por volta das 20h30, para atender a uma ocorrência de possível violência doméstica no bairro Campo Grande, em Estância Velha. No local, os agentes encontraram a vítima, de 57 anos, o filho do casal, de 19 anos, e alguns vizinhos, todos na calçada em frente à residência. Conforme relato da vítima e do filho, o casal havia se envolvido em uma discussão motivada por ciúmes. Durante o desentendimento, o agressor, de 59 anos, teria arremessado uma cadeira contra a companheira e a ameaçado com uma faca. As agressões físicas cessaram apenas com a chegada do filho ao local.

À GCM, o jovem relatou que as agressões são recorrentes, incluindo ameaças de morte e comportamento agressivo por parte do pai, principalmente quando ele consome bebidas alcoólicas. Segundo o filho, nessas situações, o homem “se transforma em outra pessoa”.

O suspeito encontrava-se trancado no interior da residência e inicialmente se recusou a sair para ser autuado. Com a autorização da família, o filho entregou a chave do imóvel aos agentes. Mesmo assim, o homem se trancou no banheiro e resistiu à abordagem. Após ser orientado pelos guardas sobre as possíveis consequências legais, ele aceitou sair e acompanhar a guarnição.

O agressor foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, onde foi autuado em flagrante e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde aguardará audiência de custódia. A vítima solicitou medida protetiva de urgência e passará a ser acompanhada pelo programa Mulheres Protegidas, da Guarda Municipal.

Para o Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, os atos de violência contra a mulher são combatidos com força pelo programa municipal: “Uma das maiores ações que temos em andamento é o programa Mulheres Protegidas. Desde que o criamos, em 2021, quase 2 mil mulheres foram assistidas pela rede, pioneira e modelo de funcionamento no estado. Atualmente, somente no braço da Guarda Municipal, pela patrulha, quase 100 mulheres são acompanhadas todos os dias, com visitas, transporte, assessoramento e proteção integral. A partir da implantação, as vitimas passaram a se sentir protegidas de verdade, e perderam o medo de registrar. Temos ZERO reincidência nos crimes aqui na nossa cidade”, finalizou o chefe do executivo.

Sair da versão mobile