Polícia
Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na manhã de terça-feira (28) agentes da Delegacia, coordenados pelo delegado Felipe Borba, prenderam em flagrante L. J. S, 57 anos, sem antecedentes, pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Na casa dele, no bairro Portal da Serra, foram localizados dois revólveres e diversas munições.
Tendo chegado ao conhecimento da Polícia Civil a possibilidade de existência de arma de fogo na casa do suspeito, houve representação por autorização judicial para ingresso, sendo, então, expedido o pertinente mandado de busca e apreensão.
Segundo o delegado Borba, “o indivíduo foi preso em flagrante em razão de não possuir qualquer documentação que respaldasse a posse do revólver calibre 32 encontrado, diferentemente do revólver calibre 38, para o qual detinha registro, embora vencido”.
De acordo com Borba, informalmente, ele alegou que a arma teria sido dada como forma de pagamento de uma dívida. “O que, ainda que fosse verdade, não teria a capacidade de desconfigurar o caráter criminoso do fato.”
Por ser uma infração passível de fiança, o preso pagou o valor arbitrado e foi liberado logo em seguida.
Antecedente maculado
No caso de hoje o preso não tinha nenhum antecedente, e não há nenhum indício de que se dedique a qualquer atividade criminosa. Entretanto, a partir de agora, restará com esse registro em sua ficha criminal. “É importante que qualquer pessoa que tenha alguma arma de fogo, sem o devido registro, ou seja, de maneira irregular, que comunique a Delegacia de Polícia e, sendo o caso, uma equipe pode ir até o local e recolher o armamento, evitando que o fato redunde em uma autuação em flagrante, maculando os antecedentes de quem esteja na posse da arma de fogo”, enfatizou o delegado.
A legislação é clara
Borba diz que é de conhecimento que, muitas vezes, por herança, por pagamento de dívida ou outras razões, quem nem deseja ter uma arma de fogo em casa acaba não tomando providências no sentido de regularizar a situação. “E a legislação é clara, não havendo espaço para argumentações quando os órgãos policiais flagram estas hipóteses.”
O delegado ressalta que, além disso, é importante que qualquer pessoa que tenha conhecimento de que alguém possui arma de fogo sem autorização comunique o fato à Delegacia. “Não sendo necessário se identificar, e preservamos o sigilo da fonte.”
FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA
“Aproveitando o ensejo, cabe esclarecer que a posse de arma de fogo pode provocar uma falsa sensação de segurança, uma vez que nossa experiência revela que não raras vezes uma casa ou uma pessoa acaba sendo alvo de furto ou de roubo justamente em virtude de os criminosos terem conhecimento de que tal pessoa detém uma arma, ou seja, a existência de armamento, em vez de repelir, acaba por atrair crimes patrimoniais”, alerta o delegado.
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo whats 51 98543-7318, garantindo-se o sigilo.