Polícia
Homem é preso em Herval por crime contra a saúde pública e ambiental
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Nesta quinta-feira, 2, após a solicitação de apoio da SEAPDR (secretaria Estadual de Pecuária Agricultura e Desenvolvimento Rural), policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela realizaram uma operação em conjunto com os agentes, visando a verificação de denúncias no município de Santa Maria do Herval.
As denúncias se tratavam de crimes de abate clandestino de animais de corte, entre outros atentatórios à saúde pública.
Durante as ações, em uma propriedade, no interior da cidade, foi constatado o abate de suínos, que eram desossados, triturados e transformados em embutidos – conforme a polícia, sem qualquer tipo de cuidado com a carne ou outras partes a serem utilizadas, nem o respeito mínimo às condições de higiene.
Ainda de acordo com Comando Ambiental, no galpão onde eram produzidos os embutidos, as “massas de linguiça” ficavam depositados sem refrigeração nenhuma, e também servia como moradia de um cão de grande porte, onde os vetores (moscas e outros insetos) que tinham contato com os dejetos do cão, também tinha contato com a carne, acondicionada em caixas e sem proteção alguma.
Em outra parte da propriedade foram constatados cães, gatos e suínos em situação de maus tratos, alocados em situações deploráveis de higiene, sem condições de mobilidade. Os dejetos da suinocultura, também sem licença, eram depositados diretamente na natureza.
Na propriedade ainda era produzido torresmos e banha, tudo ao ar livre, e próximo a cães e seus dejetos.
Ao todo, na propriedade, foram constatados 42 kg de pescado, parte já pronto para a comercialização, 177 kg de carne e 144 kg de banha, sem condições mínimas para viabilizar o comércio, algumas já em estado de deterioração.
Ainda foi encontrada no local uma motosserra sem licença de Porte e Uso.
Mediante os flagrantes crimes contra a saúde pública e ao meio ambiente, a guarnição de policiamento ambiental deu voz de prisão responsável pela fazenda, o qual foi conduzido à Delegacia para registro.
As carnes e gordura foram apreendidos, sendo uma parte (já deteriorando) destruída e parte doados à alimentação animal em instituição licenciada.
EM TEMPO: as autoridades não informaram o nome do preso. A reportagem busca confirmar o bairro em que ocorreu a prisão e, assim que possível, será atualizado.