Polícia
Ladrão detido hoje pela Civil já havia sido preso pela BM, foi solto pela Justiça e voltou a furtar em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – O ladrão de 28 anos preso hoje pela Polícia Civil na própria residência no bairro Bela Vista, suspeito de ser o responsável por mais de 10 furtos de bicicletas, é um velho conhecido da polícia, tanto da DP como Brigada Militar (BM).
Recentemente, na noite de 16 de outubro, ele havia sido preso em flagrante pela BM do Município mas, nem chegou a esquentar a cadeira. Foi solto horas depois durante a audiência de custódia; diante do ocorrido o magistrado homologou o flagrante e decidiu pela concessão da liberdade provisória mediante o compromisso de comparecer, bimestralmente, em juízo para informar e justificar suas atividades e tratamento à drogadição.
Mas, na prática, não funcionou. Passou um pouco mais de uma semana e, no dia 27, o criminoso ficou ainda mais audacioso: entrou no pátio de uma empresa no Portal da Serra e furtou outra bicicleta.
Conforme o delegado titular de Dois Irmãos, Felipe Borba, ele é dependente químico e confessou, informalmente, que promovia a troca das bicicletas por pedras de crack, em pontos de tráfico localizados em Novo Hamburgo. “Segundo informou, as bicicletas eram recebidas por valores que variavam entre cem e trezentos reais, a depender do modelo.” – as bicicletas que furtava chegavam a ter valor de mercado próximo aos R$ 5 mil.
A polícia possui indícios que apontam para o envolvimento dele em, pelo menos, doze furtos recentes. “Com essa prisão, esperamos novamente que o número de furtos de bicicletas diminua”, comentou o delegado.