Polícia
Ladrão é preso após fugir e se esconder na casa de idosos durante a madrugada em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Um ladrão de 38 anos – F. N. C. –, arrombou uma residência durante a madrugada de segunda-feira (27) após fugir da polícia na Vila Ferraria. Ele trancou o casal de idosos de 80 anos dentro do quarto [que dormia e nada notou] – audacioso, se serviu pão, linguiça e cachaça. Durante a manhã achou que a ‘poeira’ tinha baixado e que poderia escapar, no entanto, foi capturado e preso pela Brigada Militar (BM) e Polícia Civil.
Começou com furto de cabos na Ferraria
Um grupo criminoso estava efetuando o furto de cabos de cobre na rua 25 de Julho / VRS-873 [próximo ao restaurante Schwartz Maria]. Populares acionaram a Brigada Militar (BM) por volta de 2h com a informação de que cinco indivíduos estavam em um Fiat Uno de cor branca.
A guarnição deslocou até o local e, imediatamente, visualizaram um indivíduo moreno, alto e magro correndo na via em direção a um veículo sedan preto que estava deslocando sentido bairro/Centro.
Os policiais tentaram abordá-lo mas ele não parou – entrou no sedan e empreendeu fuga em direção ao Centro.
A BM o seguiu e, logo à frente, visualizaram um Fiat Uno branco com placas de Novo Hamburgo. Dentro viram um homem magro, moreno – aparentando ter entre 30 a 40 anos. Porém, ao perceber a chegada da viatura, ele se embrenhou no matagal a pé e escapou.
Dentro do carro localizaram cerca de 100 metros de cabos de telefonia. O material, junto do veículo, foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.
TENTOU FUGIR EM PLENA LUZ DO DIA
No entanto, as buscas seguiram. Por volta das 10h a BM recebeu a informação de populares que um indivíduo moreno, de calça preta, sujo de barro estaria nas proximidades do local da ocorrência – pedindo carona e celular para fazer uma ligação. Junto da Polícia Civil se deslocaram até o local e abordaram-no.
Ele estava sem documentos, telefone e dinheiro. Tentou justificar que vinha do trabalho na roça e estava indo para casa. No entanto, os policiais que atenderam a ocorrência durante a madrugada o reconheceram como sendo o indivíduo que havia fugido para o mato.
Diversos antecedentes
O sujeito foi preso, conduzido para a Delegacia do Município para o registro do flagrante por furto qualificado pelo concurso de pessoas e, após, para a DPPA de Novo Hamburgo para posterior encaminhamento ao sistema prisional.
O criminoso já tem antecedentes por receptação, cárcere privado, posse de entorpecentes, falsa identidade e furto de fios/cabos.
Os demais envolvidos ainda não foram localizados. Mas populares informaram que escutaram os bandidos rindo e conversando na rua antes da polícia chegar. “Nem aí pra nada.”
Os idosos não perceberam o que aconteceu – só quando notaram a porta fechada ao acordar
O ladrão arrombou e entrou por uma das janelas da casa – que fica próxima ao local do furto. Trancou a porta do quarto em que o casal de idosos de mais de 80 anos dormia. “Provavelmente o cara viu que tinha gente dormindo neste quarto e trancou a porta para caso fossem acordar com o barulho não conseguiriam sair”, disse um familiar. A senhora até escutou um barulho, no entanto, achou que poderiam ser ratos no sótão.
O ladrão passou por toda a casa até chegar na cozinha. Lá se serviu pão, linguiça e até cachaça.
“Não sabemos quanto tempo ele ficou por ali”
Pela manhã, ao nascer do sol, a mulher levantou para ir ao banheiro e notou que a porta estava trancada. Por sorte tinham uma chave reserva e, quando saíram, viram o que tinha acontecido e ligaram para os familiares afirmando que a casa tinha sido arrombada. “Um pouco antes das 6h da manhã ela me ligou dizendo que tinham arrombado a casa. Não sabemos quanto tempo ele ficou por ali.”
O ladrão ainda deixou meias sujas de barro na área da casa. “Graças a Deus não perceberam nada.”
EM TEMPO: na noite de ontem, ao verificar o roupeiro, a família encontrou roupas sujas abandonadas. “Porque o cara trocou de roupa e guardou a suja dentro do roupeiro. Levaram um celular, tênis e um chromecast”. E, com o preso, nada disso foi encontrado. Por isso a família acredita que mais de um bandido estava dentro da casa, o outro, só teria conseguido fugir. Também encontraram um celular da família, que deixaram dentro de uma jaqueta de couro. Uma faca também sumiu.
ANOTE: em caso de suspeita de alguma movimentação anormal, acione a Brigada Militar pelo 051 99417-9442 (tando ligação como whatsapp). Contatos também podem ser feitos com a Delegacia do Município – em horário comercial – pelo 051 98970-9153 – whatsapp.