Polícia
Ladrão que arrombou carros durante reunião escolar em Herval é procurado pelos mesmos crimes em Dois Irmãos, Morro, Gramado e até Caxias
Ver essa foto no Instagram
O mesmo veículo foi usado em diversos crimes na região
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | A noite de terça-feira (26) foi de prejuízos e dor de cabeça para famílias que estavam numa reunião na escola estadual Alberto Schweitzer, em Boa Vista do Herval.
Pelo menos três carros foram arrombados e diversos itens subtraídos. Um deles estava estacionado na rua, perto da farmácia, e outros dois dentro do pátio do colégio.
Uma das vítimas relatou à reportagem que estavam na reunião entre 19h e 20h46. “Quando retornamos o vidro do carro estava quebrado e levaram nossas coisas”.
Quando ligaram para a Brigada Militar (BM) já foram comunicados de que teve mais vítimas.
“Levaram mochila, carteiras com cartão de crédito, de alimentação”, relatou a moradora, afirmando que notaram que o cartão foi usado instantes depois em São Leopoldo – numa compra de aproximadamente R$ 600 no débito.
De outros carros também levaram objetos, como notebooks e demais pertences.
Creta preto
Inicialmente informações apontavam para um Kia Soul preto. No entanto, a apuração da Polícia Civil idicou que se trata de um Creta escuro.
Este mesmo veículo já vem sendo monitorado na região e teria sido usado em crimes de furto em Morro Reuter, Dois Irmãos, Gramado, Caxias do Sul e outras cidades. Ele estaria usando uma placa clonada de um HB20. Suspeita-se que o criminoso possa ser de Gramado.
Ação de minutos
A ação durou poucos minutos. Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o criminoso. Primeiro ele vai num veículo defronte à farmácia. Olha para os lados, quebra o vidro traseiro e se joga para dentro pegando o que consegue.
Às 19h12 ele entra no pátio da escola. Tranquilamente estaciona o carro ao lado de um SW4 branca. Ele sai do veículo e deixa a porta do motorista aberta. Vai até a camionete e em questão de segundos abre a porta do condutor. Não é possível ver como ele fez, mas não precisou quebrar o vidro, simplesmente a abriu. Ele entra na parte da frente e depois abre também a porta traseira de onde tira uma mochila/bolsa.
Ele volta, dá a ré e, quando estava por sair escolhe outro veículo escuro. Parou. Desligou o motor. Em segundos também o abre e vasculha usando uma lanterna. Pega o que consegue e sai.
Às 19h16 estava saindo do portão.
Tenha cuidado
A Polícia Civil está apurando o ocorrido. E aconselha que as pessoas não deixem nada dentro dos seus veículos, nem na rua, nem em estacionamentos. É justamente isso que atrai a atenção dos criminosos – principalmente objetos como mochilas e bolsas em cima dos bancos.