Polícia
Lindolfo e Estância são alvo de megaoperação de combate ao golpe do nudes
A Polícia Civil, através da Delegacia de Esteio, realiza nesta quinta-feira a Operação XCON III, tendo como objetivo o combate a crimes de extorsão e associação criminosa, através do chamado “golpe do nudes”, aplicado em vítimas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Em todo o Estado, 15 cidades gaúchas são alvo de 39 mandados de prisão, entre elas Lindolfo Collor e Estância Velha, além de Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Campo Bom, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Xangri-lá, Lajeado e Passo Fundo.
Os mandados tem como foco pessoas que participam do esquema de extorsão que tenta tirar dinheiro de vítimas ameaçadas. São cerca de 250 policiais civis que estão cumprindo 122 ordens judiciais, sendo 39 ordens de prisão, 44 mandados de busca e apreensão e 39 bloqueios financeiros. Até a última atualização da Polícia Civil, 24 investigados já haviam sido presos.
Os golpistas, alvos da Polícia Civil, chegavam a fazer ameaças na porta da casa das vítimas, entregando envelopes com a impressão das conversas de WhatsApp, usadas para ameaçá-las. Depois da troca das fotos íntimas, o chamado “nudes”, eles alegavam que a paquera virtual envolvia supostos menores de idade e passavam a extorquir as vítimas, exigindo dinheiro para não denunciar o caso.