Polícia
Mais uma vítima de acidente de trânsito na BR-116
Sobe para 14 o número de vítimas fatais no trecho da morte
Por Geison M. Concencia
Estância Velha – A 14ª vítima fatal do trecho da morte foi Patricia Rodrigues, de 42, natural de São Leopoldo. Ela era passageira de uma Honda Falcon 400, com placa de Novo Hamburgo, que colidiu contra um guard rail, no quilômetro 234, próximo ao entroncamento entre BR-116 e RS 239, sentido Capital – Interior. O acidente ocorreu na manhã de domingo (17), por volta das 7h30. O motociclista, que estava com ela, um homem de 44 anos, teve escoriações leves.
Segundo relatos de testemunhas, o pneu traseiro da moto teria furado e, o condutor, perdido o controle e colidido contra a proteção. Rodrigues bateu no guard rail e morreu. Outros motoristas que passavam pelo local tentaram ajudar, mas a vítima faleceu minutos depois da colisão.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi até o local por volta das 10h30. O corpo foi levado logo depois ao IML de Porto Alegre. Durante o tempo em que o corpo aguardava a liberação do IGP, familiares foram até o local e identificaram a vítima.
Morte em menos de um mês
No dia 26 de novembro, menos de um mês, o motorista de um Peugeot 308 Quiksilver com placas de Ivoti morreu ao capotar e cair de um barranco na BR-116, entre Estância Velha e Ivoti. O condutor foi identificado como Mauro Schneider, que não resistiu a colisão e morreu no local, também, em um domingo, por volta do mesmo horário.
14 vítimas fatais em 2023
No mesmo local em que Rodrigues morreu neste domingo, em fevereiro, um motociclista perdeu a vida depois que um caminhão invadiu a pista contrária e bateu frontalmente na moto. O condutor da moto era Valdemar Frutuoso dos Santos, de 55 anos, morador de Novo Hamburgo.
Somente em 2023, foram sete acidentes envolvendo motos no trecho da morte. Todos eles fatais. Diferente dos outros, o deste domingo, a vítima não conduzia a motocicleta, mas estava na carona.
Relembre os casos anteriores:
28 DE FEVEREIRO | Valdemar Frutuoso dos Santos, de 55 anos, morador de Novo Hamburgo, morreu após ser atingido por um caminhão de brita. Com o impacto, o motociclista foi arremessado a mais de 10 metros, atingiu uma altura superior aos 3 metros, deixando rastros nas árvores localizadas na lateral da rodovia, e caiu na parte de baixo de um barranco, cerca de 2 metros abaixo do nível da pista.
13 DE MARÇO | Sérgio Svagjdys Corrêa, 39 anos, morava em Novo Hamburgo e estava indo para Dois Irmãos trabalhar. O acidente aconteceu no km 227,9, próximo ao Barbon.
9 DE MAIO | A vítima foi identificada como Cristian Fernando Dhein de Souza, de 26 anos, era morador de Ivoti e trabalhava há cerca de três meses na Casa Adoma nos finais de semana. O acidente envolveu um veículo Ford Fiesta e a motocicleta con6duzida por Cristian, pouco depois da sinaleira que dá acesso ao bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, por volta das 6h50. O motociclista foi levado ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo, mas não resistiu aos ferimentos.
28 DE MAIO | Ivanir José Bourscheidt, de 54 anos, natural de São José do Cedro/SC, morava em Ivoti. Ele estava em um Voyage e colidiu frontalmente contra um Prisma, de Picada Café. Ivanir morreu na hora.
29 DE MAIO | O motorista de um caminhão betoneira, identificado como Cláudio Rodrigues dos Santos, de 54 anos, e um motociclista, Ricardo Martins da Silveira, 60 anos, morreram em um acidente no mesmo trecho. Os dois colidiram no momento em que a motocicleta invadiu a pista contrária, no sentido interior-capital e o condutor morreu na hora. Na tentativa de desviar da moto, o caminhoneiro bateu em uma árvore lateral e acabou prensado pelo veículo.
21 DE JUNHO | O motorista Marcos Evaristo dos Santos, de 42 anos, e Fernando de Almeida, de 31, vieram a óbito. O acidente aconteceu por volta das 6h40, quando uma carreta, que seguida no sentido Capital/interior, invadiu a pista contrária para desviar de um ciclista e atingiu a moto Honda CG 125 Fan e um Honda Fit, veículos em que estavam as duas vítimas fatais, além do Volkswagen Spacefox e um Renault Clio, que seguiam logo atrás. Outras três pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.
06 DE JULHO| O ciclista Carlos Antônio Braga Pereira, de 62 anos, morreu no momento em que atravessava a pista, no sentido interior-Capital, bem embaixo do viaduto da RS-239. Ele seguia para a empresa Tacosola, localizada às margens da rodovia, por volta das 6h45, quando foi atingido por um caminhão. O Corpo de Bombeiros Militar de Estância Velha chegou a ser acionado para o atendimento da ocorrência, porém apenas pôde constatar o óbito.
22 DE JULHO | Cristofer Rafael Marques da Silva, 28 anos, conduzia uma motocicleta Kawasaki 300 e teve a frente cortada por um carro Cruysler PT Cruiser, que fazia a conversão à esquerda para ingressar no bairro Rincão Gaúcho. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Getúlio Vargas, mas morreu momentos depois. O jovem era morador de Capela de Santana e seguia para a Serra no momento do acidente.
7 DE AGOSTO | Juliano Lauffer, de 52 anos, morreu em um grave acidente entre um carro e um caminhão. Ele conduzia um Volkswagen Polo, no sentido Novo Hamburgo/Ivoti, no momento em que invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o caminhão.
13 DE AGOSTO | Carmen Regina Flores, de 46 anos, era uma das ocupantes de um Nissan Versa cinza, que foi empurrado por um Chevrolet Prisma prata e invadiu a pista contrária, onde foi atingido por uma Suzuki Vitara. Na ocasião, ao todo, cinco pessoas ficaram feridas. Desde a data do ocorrido, a ivotiense estava internada em estado grave no Hospital Geral de Novo Hamburgo. O fato ocorreu em um domingo, dia 13 de agosto – Dia dos Pais. Ela ficou 18 dias internada no Hospital e faleceu no dia 31.
26 DE NOVEMBRO | Mauro Alexandre Schneider (48) morreu ao cair de barranco na BR-116, km 231, próximo a divisa entre Estância Velha e Ivoti. O condutor seguia sentido capital interior quando saiu da pista. Ele dirigia um Peugeot 308 Quiksilver com placas de Ivoti.