Polícia

Motorista evita tragédia em Morro Reuter: após ficar sem freio jogou o caminhão em barranco

22/12/2022 - 18h05min

Atualizada em 22/12/2022 - 22h21min

Dois se feriram levemente e foram socorridos (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Na tarde desta quinta-feira, 22, por volta das 16h45, um caminhão da Conecta, terceirizada da RGE, tombou na VRS-873 no acesso à BR-116 em Morro Reuter. Ele vinha de Santa Maria do Herval e, por detalhe, não atravessou a rodovia federal.

Dois homens, que estavam na carona, ficaram levemente feridos – um na perna e outro no braço – e foram socorridos; um por equipes do Pronto Atendimento de Morro Reuter e outro pelo SAMU.

O motorista, que não se feriu, contou à reportagem que quando passou do último quebra-molas ficou sem freio. Tinha poucos metros a sua frente para pensar no que fazer e, a primeira ação, foi jogar contra o barranco, de forma a evitar que atravessasse a BR-116 [como já aconteceu em dezenas de acidentes gravíssimos no trecho].

O veículo tombou, foi derrapando por alguns metros e parou. “O importante é que ninguém se machucou gravemente ”, disso o condutor.

O trânsito chegou a ficar bloqueado nos dois sentidos durante o resgate.

O motorista e outros funcionários também ajudaram a socorrer os colegas.

Empresa foi avisada sobre a falta de freio

No local, o motorista contou que já vinha com atenção redobrada pois o caminhão apresentava problemas há mais tempo. O veículo é pesado, inclusive, equipado com guindaste. “Eu falei três vezes semana passada, arruma o freio. Eu estava sem freio de mão, o estacionário estava falhando e o do pé.”

Outro funcionário afirmou que, na semana anterior, outro motorista já havia alertado sobre o mesmo problema.

A reportagem tenta contato da Conecta mas, até o momento do fechamento da reportagem, não conseguiu (o telefone chama mas, ninguém atende). 

Local de alto perigo

O trecho é considerado muito perigoso pois diversos acidentes já aconteceram naquela descida, alguns muito graves, inclusive, fatais.

As principais ocorrências envolvem caminhões que acabam atravessando a BR-116, atingindo veículos que trafegam nos dois sentidos – alguns já entraram e derrubaram paredes no posto de combustíveis que fica do outro lado.

Até agora a única ação adotada pelo Daer – responsável pela via – foi a de instalar quebra-molas na descida de forma a fazer com que os motoristas diminuam a velocidade.

Há a opção de desviar pelo trecho do Paradouro, no entanto, caminhões têm muita dificuldade para ir por aquele lado, pois não há um retorno próximo e, fazer a conversão diretamente na BR, logo após uma curva, é ainda mais perigoso.

VEJA IMAGENS DO RESGATE

Sair da versão mobile