Polícia
Mulher é presa e máquina de bronzeamento clandestina é apreendida em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
A Polícia Civil de Dois Irmãos prendeu, na manhã desta segunda-feira (1º), a proprietária de uma clínica estética clandestina que funcionava em uma residência no bairro Travessão.
A ação, coordenada pelo delegado Felipe Borba e realizada com apoio da Vigilância Sanitária municipal, ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido após denúncia anônima.
Segundo a investigação, o local seria utilizado para procedimentos estéticos irregulares, incluindo bronzeamento artificial com equipamento proibido no país. Ao chegarem à residência, os agentes localizaram, em uma sala nos fundos, uma cabine de bronzeamento vertical equipada com lâmpadas de radiação ultravioleta, além de produtos diversos relacionados às práticas estéticas. Também foram encontradas seringas com aspecto de uso recente descartadas de forma inadequada em um cesto de lixo doméstico.
A Polícia Civil destaca que o uso, comercialização e manutenção de câmaras de bronzeamento artificial são proibidos desde 2009, conforme a Resolução RDC nº 56/2009 da Anvisa, devido aos comprovados riscos de queimaduras, danos ao DNA celular e aumento significativo de casos de câncer de pele.
“Diante da clandestinidade da clínica estética, da proibição de câmaras de bronzeamento artificial no país e do descarte irregular de seringas, foi determinada a prisão em flagrante da proprietária, que responderá por crimes contra a saúde pública e contra o meio ambiente. Outros detalhes serão preservados para não prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos policiais”, afirmou o delegado Felipe Borba.
Ele reforça a importância da participação da comunidade no combate a práticas que coloquem a saúde pública em risco. “É importante que as pessoas denunciem qualquer prática que possa causar dano à saúde pública, procurem se informar sobre a qualificação profissional de quem oferece os serviços de caráter estético e se os respectivos estabelecimentos possuem alvarás e autorizações pertinentes ao que é oferecido.”
Denúncias e informações podem ser repassadas à Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3584-6519 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, com garantia de anonimato.


