Polícia

NA REGIÃO: Após 10 anos foragido, “Gordo Cris” é preso por chacina em Alvorada e tentativa de homicídio contra MC Meno K

03/06/2025 - 10h12min

"Gordo Cris", foi preso na manhã de segunda-feira (2). Divulgação / Polícia Civil

Condenado a 124 anos de prisão por envolvimento em uma chacina, Christian Macedo Rodrigues, 43 anos, conhecido como Gordo Cris, foi preso na manhã de segunda-feira (2) no município de Campo Bom, no Vale do Sinos, após passar uma década foragido. A captura foi realizada por agentes da Delegacia de Capturas (Decap), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Gabinete de Inteligência Estratégica da Polícia Civil.

Segundo as autoridades, Gordo Cris era considerado de alta periculosidade e tinha quatro mandados de prisão em aberto, todos por homicídios qualificados. Ele foi condenado em 2018 pelo assassinato de quatro jovens, mortos em uma chacina ocorrida em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2015.

Apontado como um dos líderes de uma facção criminosa originária da zona leste da Capital, Gordo Cris acumula ao menos 12 antecedentes por homicídios nas cidades de Porto Alegre e Alvorada, além de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

Nos últimos dias, os investigadores monitoraram um condomínio de classe média no Centro de Campo Bom, onde Christian foi localizado. No apartamento, os agentes encontraram cerca de R$ 10 mil em espécie, documentos falsificados e um caderno com anotações que agora estão sob análise.

A prisão é mais uma importante ação realizada pela Polícia Civil cujo objetivo é o enfraquecimento das organizações criminosas, atingindo diretamente o núcleo de comando da organização, responsável pela coordenação de ações violentas — afirmou o delegado Gabriel Casanova.

Além da chacina, a Polícia Civil também atribui a Gordo Cris a tentativa de homicídio contra o cantor MC Meno K, ocorrida em agosto de 2022. O músico foi baleado ao sair de uma boate em Alvorada e sobreviveu, mas duas pessoas foram mortas durante a troca de tiros. A suspeita é de que o verdadeiro alvo fosse o traficante conhecido como Gordo Dé, rival de Gordo Cris, já que o funkeiro residiria em área sob domínio da facção adversária.

Após a prisão, Christian foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) e, posteriormente, ao sistema prisional, onde deverá começar a cumprir a pena imposta pela Justiça.

 

Sair da versão mobile