Polícia
Ouro enterrado em Dois Irmãos? Não, é golpe. Casal de Estância é indiciado pelo crime
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos / Estância Velha – Uma família de Estância Velha perdeu R$ 75 mil para o golpe do tesouro enterrado em uma chácara no Travessão. O crime aconteceu no início deste ano e, na semana passada, a Delegacia de Polícia de Estância Velha, através do delegado Rafael Sauthier, indiciou um casal, também de Estância, por estelionato; ele tem 56 e ela 57 anos.
De acordo com Sauthier, as vítimas residem em Estância mas compraram a propriedade em Dois Irmãos há cerca de 13 anos. Na época da aquisição o indiciado pelo crime era vizinho lindeiro da propriedade.
Recentemente, em fevereiro deste ano, o estelionatário procurou as vítimas: um casal e o irmão do marido do casal. “Disse que ouviu uma conversa que o antigo proprietário da propriedade que eles adquiriram enterrava lingotes de ouro pelas terras”.
Curiosos eles foram junto com o acusado para a propriedade que levou consigo um detector de metais. Não tardou muito e o primeiro apito do aparelho apontou para algo escondido sobre a terra. “Acharam três lingotes de ouro falso que o indiciado havia enterrado antes para ludibriá-los”, explicou o delegado.
Depois disso disse para as vítimas que a máquina detectora de metais havia estragado, que precisava consertá-la e, para isso, lhe deram dinheiro. Em mais duas ou três escavações localizaram mais lingotes, totalizando 17.
Sauthier explica que as peças eram banhadas em ácido que os deixava dourados, com a inscrição de 24 K cravada para dar a real aparência de ouro.
Vendo que as vítimas estavam acreditando no enredo criado, o golpista foi além e propôs criar um sistema maior de mineração que poderia “enriquecê-los”. Para tanto um dos irmãos vendeu o carro e, isso não bastando, fizeram um empréstimo. “Os valores eram para comprar maquinário melhor e outras providências para o garimpo e venda deste ‘tesouro escondido’. Quando as vítimas já tinham o prejuízo de R$ 75 procuraram a polícia”, detalhou o delegado.
Em cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dos acusados foram encontrados quatro lingotes falsos. De acordo com Sauthier, as vítimas os reconheceram como sendo aqueles que foram desenterrados na propriedade.
O casal foi indiciado. A mulher do criminoso também pois recebeu valores em nome do marido.