Polícia
PF prende no litoral gaúcho um dos maiores assaltantes de banco do país
Por Cleiton Zimer
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (20), um dos criminosos mais procurados do Brasil. O assaltante, de 37 anos, foi capturado na cidade de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Natural de São Paulo, o criminoso é acusado de participar de dois dos maiores ataques a instituições financeiras e de transporte de valores registrados no país nos últimos anos. Sua prisão preventiva havia sido decretada recentemente pela Justiça Federal. Após os trâmites legais, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.
De acordo com a investigação, o assaltante participou do planejamento e execução do ataque à aeronave pagadora no Aeroporto Regional de Caxias do Sul, ocorrido em junho de 2024. Na ocasião, nove indivíduos fortemente armados invadiram a área restrita de segurança do aeroporto em três veículos blindados — dois deles caracterizados como falsas viaturas da Polícia Federal — e roubaram mais de R$ 14 milhões.
Durante o confronto com as forças de segurança, o sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira foi morto. O caso teve ampla repercussão nacional e mobilizou diferentes forças policiais do país.
O criminoso também é apontado como líder do ataque simultâneo às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, em Araçatuba (SP), em 2021. A ação, marcada pelo uso de explosivos e armamento de guerra, deixou três mortos — dois civis e um dos criminosos — e ao menos cinco feridos. Entre as vítimas, um morador que teve os dois pés amputados após acionar, sem saber, um dos artefatos deixados nas ruas.
A prisão, segundo a PF, representa um avanço importante nas investigações sobre as quadrilhas especializadas em ataques coordenados a bancos e empresas de transporte de valores.
