Polícia

Tele-entrega de drogas: Herval e Estância estão na rota de facção de Novo Hamburgo

06/09/2023 - 08h43min

Atualizada em 06/09/2023 - 09h42min

Por Cleiton Zimer 

Policiais Civis da 1ª DIN/DENARC, coordenados pelo Delegado Guilherme Dill, em investigação policial relacionada a tráfico de drogas e associação para o tráfico, deflagram a operação Medievo nesta manhã de quarta-feira (6) no Vale dos Sinos e, entre as cidades alvo, estão Santa Maria do Herval e Estância Velha.

Operação está sendo desencadeada nesta manhã

Estão sendo cumpridas 23 ordens judiciais, sendo 9 ordens de prisão temporária, 11 ordens de busca e apreensão domiciliar, 3 bloqueios de contas bancárias e 2 sequestro de veículos, também nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom

A operação conta com 55 policiais civis, equipados com 22 viaturas policiais, bem como apoio de cães farejadores do CANIL do DENARC para procura de drogas em área rural.

As apurações iniciaram em maio de 2022,  quando policiais prenderam um homem em flagrante no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Dessa prisão e do material coletado, verificou-se um sistema de tele-entrega de drogas orquestrado por 9 pessoas.

Apurou-se que as 9 pessoas mantinham rotina de compra e venda de drogas em grandes quantias, bem como movimentação ilícita de valores nas contas bancárias diariamente.

A polícia informou que foram identificados 48 endereços no Vale dos Sinos em que o grupo efetuava entrega de drogas.

Além disso, chamou a atenção o fato de que o grupo utilizava uma lancheria como fachada para manter as motocicletas estacionadas e sair para as entregas quando recebiam encomendas para entregas de drogas, simulando ser entregas de lanches.

O grupo também utilizou uma empresa do ramo de metais para recebimentos de transferências bancárias em pagamentos das entregas de drogas.

Os dois estabelecimentos comerciais também serão alvos de buscas e os proprietários alvos de prisões.

A investigação está em estágio avançado, de modo que as medidas cautelares são necessárias para a conclusão do inquérito policial e demonstração de vínculos entre os indivíduos.

O Delegado de Polícia, Guilherme Dill, enfatiza “a investigação policial qualificada permite que a cúpula do grupo criminoso também sofra as consequências da atuação policial. A descoberta de 48 endereços de entrega de cocaína demonstra a movimentação semanal intensa que o grupo mantinha nas ilicitudes. Estima-se que movimentaram aproximadamente 2 mil reais por semana no prazo de 6 meses”.

O Diretor de Investigações do DENARC, Alencar Carraro, destaca a técnica e expertise da equipe da 1ª DIN/DENARC empregada na investigação, centrada sobretudo nas lideranças do Narcotráfico no Vale dos Sinos. O monitoramento dos líderes das facções gaúchas é constante, certamente contribuirá para a redução ainda maior de todos os crimes, destaca o Delegado.

Até o momento, 5 investigados foram presos e 3 veículos foram apreendidos. As diligências prosseguem durante o dia para apreender mais veículos e procurando os demais foragidos ainda não encontrados.

*Ainda não foi possível confirmar o desfecho da operação em Herval e Estância. 

Sair da versão mobile