Polícia

Traficante é preso no bairro Floresta em operação policial

08/02/2025 - 09h16min

Atualizada em 08/02/2025 - 09h19min

Estância Velha – Uma operação policial deflagrada na tarde de sexta-feira, dia 7, resultou na prisão de três suspeitos por envolvimento com pichações criminosas e tráfico de drogas. A ação, denominada “Operação Grafite”, foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do município, com apoio da Brigada Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil.

A investigação teve início após uma denúncia anônima informar que o suposto mandante dos atos de pichação em prédios públicos e privados também estaria traficando drogas no local conhecido como “Beco dos Camangas”, no Bairro Floresta. As pichações faziam referência a uma facção criminosa da região do Vale do Sinos e estavam causando temor entre moradores e comerciantes.

Durante a operação, os agentes flagraram o suspeito de 21 anos repassando entorpecentes a usuários em um bar próximo ao Beco dos Camangas. Com ele, foram encontradas pedras de crack em uma carteira. Outros dois indivíduos abordados no local também portavam drogas adquiridas na mesma região.

Na residência do suspeito, situada próxima ao bar, os policiais apreenderam quase um quilo de maconha, mais pedras de crack, balanças de precisão e dinheiro proveniente do tráfico de drogas. O jovem, que já possuía antecedentes por tráfico e porte ilegal de arma, revelou às autoridades que exerce um papel de “gerência” no tráfico local e que sua saída do crime poderia resultar em represálias de sua facção.

O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao sistema prisional. Já os outros dois indivíduos detidos, que portavam maconha, foram autuados por posse de entorpecentes e qualificados como testemunhas na ocorrência.

O Secretário de Segurança Pública de Estância Velha, Oséias Francisco Vieira, anunciou que essa ação é uma resposta à comunidade estanciense, que teve danos em seus patrimônios pelas ações dos pichadores, e um aviso aos infratores, que atos criminosos não serão tolerados em Estância Velha.

Alerta ainda aos vários comerciantes que por ventura estejam recebendo ligações de indivíduos que se intitulam ser de facção, exigindo valores em dinheiro (extorsão), para garantir que não serão atacados, que não cedam as chantagens e procurem os órgãos policiais para registro de ocorrências.

O secretário ainda tranquiliza aos munícipes, informando que as forças de segurança estão unidas para garantir a tranquilidade pública da população, reforcando para que façam registros de ocorrência, caso as extorsões persistam.

“A comunidade de nossa cidade, tão ordeira e comprometida com o progresso, não pode ficar a mercê de vândalos e criminosos desse tipo. A cada pichação ocorrida aqui, iremos atuar com muito mais força no combate ao tráfico e outros crimes relacionados. A sociedade quer e merece uma resposta, e essa é a missão dos organismos de segurança, que trabalharão em conjunto no combate a tais delitos”, pontuou o secretário.

Sair da versão mobile