Destaques
População se manifesta sobre 13º salário para vereadores do Morro
Morro Reuter – Os vereadores de Morro Reuter estão se mobilizando para criar o 13º salário no Legislativo. Na última sessão ordinária, eles aprovaram o projeto de Lei que garantirá recursos financeiros para o pagamento do valor, que será de R$ 16.553,89. Com a aprovação da suplementação, ainda é necessário que seja aprovado o projeto de resolução. Foram favoráveis à suplementação para o pagamento do 13º: Luis Ademar Recktenwaldt (Ta Loco), José Inácio Ternus, Silvia Schorr, Cristiano Bohn, Lauri Kaefer (Caçamba), Renaldo Warken (Galo Fino) e Wanderlei Behling (Pitcha). O presidente Daniel Theisen não precisou votar, mas se manifestou favorável em sessão. O vereador Guido Dilkin votou contrário. O projeto de resolução ainda não entrou na pauta e não há data definida para votação. Alguns vereadores estão repensando se irão votar a favor do 13º, caso a pauta entre em votação, como Ta Loco, que diz estar ouvindo as manifestações contrárias da população. O presidente da Casa, Daniel Theisen, reforça que a iniciativa é para evitar apontamentos do Tribunal de Contas, que prevê pagamento de 13º para vereadores.
Em entrevistas com alguns moradores, a maioria se posicionou contrária à criação do 13º. Nas redes sociais, o clamor, na sua maioria, também é pela reprovação do projeto, caso seja colocado em pauta.
Opinião dos munícipes
“Sou contra essa história de vereador ganhar 13º salário. Esse não é o momento para pensar nisso. Ainda mais se olharmos a atual situação política e econômica em que o nosso País está passando. Essa crise não permite aumentar despesa. Temos que pensar que isso não é só por um ano. Depois que esse projeto for aprovado, esse pagamento não termina mais”.
Leori Brecher, aposentado
“Sou contra ter 13º para vereadores. Não merecem. Já ganham muito pelo pouco serviço que estão fazendo”.
Marino Backes, taxista
“Sou totalmente contra pagar 13º salário para vereador. Acho que eles não merecem isso. Para ganhar o que eles ganham como vereador eu preciso trabalhar de segunda a sábado. Enquanto que eles se reúnem pouco mais de uma hora por semana, quatro vezes por mês na Câmara. É muito injusto isso”.
Olívio dos santos, trabalha em granja
“Não tem nem o que discutir isso. Sou totalmente contra esse absurdo. Com certeza a grande maioria dos munícipes não ganha trabalhando o salário que eles recebem como vereador. Pelo que fazem, o que ganham já está de bom tamanho. Não vejo necessidade nenhuma de receberem mais o 13º”.
Gilmar Luis Heineck, industriário
“Ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre isso. Mas pelo que estão falando, isso seria um direito deles. Se realmente é um direito, o município terá de pagar pelas questões legais”.
Cristiano Frederico Dilly, aposentado
“Sou a favor dos vereadores receberem o 13º salário porque isso é um direito deles. Como vi alguns dizendo no jornal que vão doar, ai tudo bem. Mas que esse dinheiro seja repassado a uma instituição social que ajuda aqueles que realmente precisam”.
Miraci Ivete Strassburger, revisora
“Sou contra o pagamento de 13º salário para vereadores. Eles todos já tem outra profissão e não vivem exclusivamente do salário de vereador. Se fosse apenas essa a renda deles, tudo bem. Mas sabemos que não é. Se todos nós só temos direito a receber apenas um 13º salário, por que eles teriam que ganhar dois? Isso não faz sentido”.
Marisa de Souza, empregada doméstica.
CLAMOR NAS REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, o clamor é para que a aprovação não aconteça. As pessoas, tanto de Morro Reuter como região, foram pegas de surpresas e reagiram contrárias. “Deve ser uma piada. Morro estava tão bem, não tinha saído nada no jornal que a Prefeitura ia parar de trabalhar, que não ia ter aula e que os postos não iam funcionar por causa da paralisação. Agora, vem esta palhaçada de 13º”, postou uma moradora. “Receber remuneração sim, agora décimo terceiro? Por favor, em meio ao caos esta é a preocupação dos vereadores do município? É, realmente não se pode criticar somente quem está em Brasília. Que país é esse?!”, disparou outra moradora.