Conecte-se conosco

Cadernos

“Acredito que a minha parte eu fiz como vereador, vamos dar oportunidade para outros”

16/09/2019 - 11h10min

Atualizada em 16/09/2019 - 11h11min

Dois Irmãos – Natural de Salvador do Sul, Sérgio Luiz Fink veio com a família para Dois Irmãos em 1969. Iniciou sua carreira política em 1993, quando se candidatou e se elegeu pela primeira vez como vereador. Hoje, está em seu quarto mandato como vereador, que sempre foi por partidos diferentes e, atualmente, é pelo MDB. Já assumiu a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores por cinco vezes, em 1993, 2009, 2011, 2016 e agora, em 2019.

De acordo ele, seu ciclo no legislativo acabou. “Eu não faço da política uma profissão, mas sim uma vocação, até porque, devido as minhas atividades pessoais, nunca ‘‘precisei’’ da politica. Tudo o que fiz e faço é para retribuir o que Dois Irmãos e a sua população fez por mim e por minha família. Então eu acho que a minha parte eu fiz, vamos dar oportunidade para outros”, disse.

Renovação

Fink ressaltou ainda que é a favor da renovação. “Eu acredito que mais jovens devem participar e se preocupar com a política. Essa atividade, mesmo que esteja com uma certa difamação, tem muita gente boa, capacitada, e nós precisamos desenvolver isso, encorajar os jovens a vir e participar efetivamente. Afinal, nós não somos eternos, e não podemos pensar que o vereador precisa concorrer a dez mandatos”, comentou.

Experiencia como presidente

Em termos gerais, Sérgio avaliou positivamente sua experiência como presidente da Câmara. “Historicamente, os presidentes de Dois Irmãos sempre tiveram muitos cuidados. A Câmara de Dois Irmãos sempre foi uma das mais econômicas. Em 2009, por exemplo, eu fiquei em terceiro lugar nesse quesito. Em 2011 fiz essa nova cede, mas, mesmo assim, fiquei entre os primeiros colocados. O Tribunal avaliou a obra em quase dois milhões de reais, e eu gastei somente 860 mil para fazê-la. Então dá para fazer. Os  políticos precisam entender que a responsabilidade deles precisa ser na gestão do dinheiro, pois esse dinheiro não é deles, esse dinheiro é do cidadão”, ressaltou Fink.

Sede da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, que fica na rua São Leopoldo, bairro Primavera. (Créd. Cleiton Zimer)

Relação do legislativo com o executivo

Sérgio afirma que a relação entre o legislativo e o executivo do município é muito boa. “Eu já fui presidente na situação e na oposição, e em todos os momentos sempre prezei muito pelo respeito a instituição e, também, a população, isso é fundamental. As coisas precisam andar. O município não pode parar por conta de uma divergência entre o executivo e o legislativo. O cidadão precisa estar acima dos interesses pessoais e partidários. Os interesses da população são maiores que os individuais”, destacou Sérgio.

Em seu quarto mandato como vereador, Sérgio Fink está na quinta presidência da Câmara de Vereadores

Áreas que precisam de atenção

Para o presidente, os setores da saúde e segurança são as áreas que mais precisam de atenção na cidade de Dois Irmãos. “Todos os municípios têm um gargalo na saúde. Dois Irmãos atende baixa e média complexidade, e ai quando vai para alta complexidade, não depende mais do município, e sim passa para o nível de Estado e Federal, e infelizmente isso tem sido um problema nas últimas sequências de governos”, disse, afirmando que a falta de recursos que deveriam vir do governo afeta muito a saúde pública.

Na questão da segurança, destaca que Dois irmãos participa ativamente, através do CONCEPRO, mas que o Estado não dá uma contrapartida na proporção necessária. “A parte estrutural da área da segurança funciona muito bem, o problema é material humano, que são mais policiais, e isso não depende do município, depende do Estado”, disse Sérgio.

“Continuem acreditando”

Para finalizar, Sérgio parabenizou Dois Irmãos pelos 60 anos de emancipação, mas acima de tudo, parabenizou os moradores, que de acordo com ele, são responsáveis pelo que a cidade tem se tornado. “Além da administração em termos gerais ser boa, as pessoas aqui de Dois Irmãos são diferentes, são exigentes, e isso gera reflexos na administração pública. Todos querem que a cidade seja na mesma proporção das suas exigências. Essa mentalidade de querer uma cidade bacana, é muito bom, isso faz com que as pessoas se sintam orgulhosas de morar em Dois irmãos. Dificilmente se vê alguém saindo de Dois Irmãos falando mal, pois aqui oferece muitas oportunidades, não tantas quanto queríamos oferecer, mas, com certeza, muito mais do que vários lugares por ai. Então continuem acreditando, pois Dois Irmãos é uma cidade maravilhosa”, concluiu.

CONFIRA ESSA E OUTRAS MATÉRIAS NO CADERNO DE 60 ANOS DE DOIS IRMÃOS QUE CIRCULOU NO DIA 10 DE SETEMBRO

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.