Notícias

Prazo apertado para pagar IPTU em Dois Irmãos

09/03/2018 - 14h20min

Dois Irmãos – A dor de cabeça com o IPTU não está sendo somente com a reavaliação e o reajuste, motivo de reclamação para muitos. Fazer o pagamento para aproveitar os 30% de desconto em conta única está obrigando as pessoas a enfrentarem longas filas. Isso porque os carnês foram entregues em cima da hora e a data de vencimento já é sábado. Muitos estão tendo o prazo de apenas quatro ou cinco dias para quitar em parcela única. No entanto, a Prefeitura liberou o pagamento do IPTU somente em cinco agências bancárias e na lotérica, além da opção de realizar o pagamento via Internet. Esta limitação e o curto espaço de tempo até dia 10 está gerando filas intermináveis e horas de espera. Como o vencimento é sábado, ainda há possibilidade de pagamento na segunda-feira, dia 12, o que pouco minimiza o problema de milhares de contas sendo pagas nesta semana, afinal, dia 10 também coincide com a maioria das contas das pessoas, como água, luz, telefone, cartão de crédito e crediário em lojas. Aliás, um lojista já antecipou que isso afetará, inclusive, o faturamento e a movimentação nas lojas neste sábado, prejudicando o comércio.

Em contato com a agência dos Correios de Dois Irmãos, foi informado que no sábado, 3, foi concluída a entrega dos 17.000 boletos/carnês, mas alguns não foram entregues pois não foram localizados. Ou seja, os últimos a receberem têm, apenas, cinco dias para pagar (após descobrir o valor) e alguns nem receberam ainda, então, como vão pagar?
A prefeita Tânia da Silva (MDB), quando a polêmica ficou maior, não deu qualquer pronunciamento ou explicação à imprensa. O Diário, então, fez contato com ela, indagando se cogita esticar o prazo para o pagamento com desconto, para não prejudicar tanto as pessoas, já que são 17.000 boletos para serem pagos em menos de seis dias. “Temos ciência de que os carnês foram entregues em cima da hora, mas a data de vencimento do IPTU é a mesma desde 1997. Sempre vence no dia 10 de março, com o desconto à vista. Este ocorreu a reavaliação, mas fizemos tudo o mais rápido possível. Não tem como esticar o prazo”, disse. Quando indagada, qual avaliação faz sobre as reclamações pelo reajuste do IPTU e a repercussão que deu, a prefeita informou que está tudo dentro da normalidade, e, mais uma vez, voltou a falar que há 20 anos não se fazia atualização dos valores venais e que foi uma exigência do TCE.

O Diário também procurou o secretário do Planejamento, Nei Ferraz (MDB), que disse estar atendendo moradores diariamente, com queixas sobre os valores. “Na minha secretaria, juntamente com o secretário Juarez (Stein, da Fazenda), estamos explicando para as pessoas como ocorreu a reavaliação. Quanto aos prazos, sabemos que ficaram apertados, mas isso não cabe a mim a decisão”.

Prefeita Tânia



PROMOTOR GREZZANA

“Seria uma questão de bom senso”
O promotor público Wilson Grezzana ressalta que na esfera judicial não há muito o que fazer em relação aos questionamentos sobre os prazos apertados entre a entrega e o vencimento da cota única com desconto de 30%. No entanto, ele acredita que o episódio deve servir de alerta para não se repetir nos próximos anos. “Essa é mais uma questão de bom senso por parte da Administração Municipal, de tentar oferecer um espaço de tempo maior para os contribuintes. É importante para a Prefeitura que as pessoas paguem o imposto com o desconto e à vista, assim como também é de bom senso esse prazo maior às pessoas”, destacou. Ele ainda explicou que “buscar valores e imprimir as vias pela internet muitas vezes não é algo rápido e fácil e que nem todas as pessoas estão habituadas a isso”. “Ainda temos a cultura de esperar receber o carnê e depois pagar no banco ou outro ponto de pagamento”.

Nei diz que não é da sua alçada

OPINIÃO DO DIÁRIO

O Diário pede sensibilidade à prefeita: estique o prazo até dia 20
O Diário, depois de ouvir prefeita Tânia, Juarez, Nei, Correios e promotor Grezzana, vem solicitar à prefeita e seu governo que tenham bom senso e estiquem o prazo para pagamento do IPTU.
Fomos até a Promotoria tentar defender o povo, mas nada pode ser feito. Só a prefeitura pode, SE TIVER BOM SENSO.
Mesmo os que estejam descontentes com o reajuste, querem pagar. Elas querem aproveitar o desconto, para suavizar a mordida. Então, dêem mais prazo para as pessoas pagarem o IPTU. É um pedido do Diário, que, sim, foi ouvir o povo, já que muitos não o fazem! Assim o Diário faz quando a Prefeitura ou qualquer cliente pede mais prazo para pagamento (por um motivo justo). Por que não, retribuir?

Se a fila está gigante (além do normal que se registra na lotérica e bancos nos dias que precedem o dia 10) a culpa não é da lotérica ou dos bancos. A culpa é da Prefeitura. Faltou sensibilidade. Então, não adianta este governo ter slogan de “Primeiro as Pessoas” ou “As pessoas em primeiro lugar”, pois vai se comprovar que isso não é verdade.
O Diário quer apenas que a prefeita Tânia coloque a mão na consciência e reflita: quantas pessoas estão perdendo horas e horas na fila? A fila é o cúmulo do sub-desenvolvimento, do antigo Terceiro Mundo. E estas pessoas poderiam estar trabalhando, produzindo, ou no lazer com suas famílias, mas não, vão ter que perder tempo na fila para pagar este IPTU, enfiado goela abaixo. Ou, então, exigimos que este Governo conceda a qualquer morador o mesmo direito de quem trabalha na Prefeitura. Quem trabalha com a Tânia pode ir em horário de trabalho e sem ter desconto no salário, pagar seu IPTU no guichê da Prefeitura. Mas quem trabalha no Wirth, no Henrich, na Herval, pode fazer isso? Se temos dois Brasis, o do povo e o do funcionalismo público, a prefeita está mostrando de que lado está…

Estas filas enormes só trazem prejuízo a Dois Irmãos. O comércio venderá menos porque as pessoas estarão na fila. A lotérica e pontos que cobram contas vão perder dinheiro. Até porque, não é só o IPTU que vence dia 10, mas uma infinidade de contas que as pessoas lançam para pagar dia 10. Enquanto o povo se acotovela na fila, a prefeita e secretários (os que pagaram seu IPTU dentro da Prefeitura em horário de trabalho), podem estar na praia, curtindo seu lazer!
Então, fica este artigo para sensibilizar a prefeita Tânia e seu Governo: se acharem que estão sendo justos, obrigando as pessoas a perderem horas na fila, obrigando ao comércio a deixar de vender porque as pessoas estão na fila, toquem assim e cobrem o IPTU até dia 10. Mas, se o Governo Tânia realmente se importa com as pessoas, reflita! Do contrário, vamos achar que, em primeiro lugar está o dinheiro ou orgulho ferido. E não as pessoas, como diz no slogan!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário