Notícias
Prefeitura de Herval decreta luto oficial de três dias pela morte de Luciano Schaumloeffel
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A Prefeitura decretou luto oficial de três dias em razão da morte de Luciano Emilio Schaumloeffel, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, 27, aos 71 anos.
Em nota publicada nas redes oficiais, o município destacou que o decreto reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade e o legado de compromisso e dedicação deixado por Luciano, que foi ex-vereador, vice-presidente da Comissão Emancipadora e chefe de gabinete na gestão 2017–2020.

Figura conhecida e respeitada, Luciano teve papel marcante na história política e econômica do Teewald. Ele iniciou sua trajetória pública ainda quando Santa Maria do Herval era distrito de Dois Irmãos, sendo eleito vereador no quinto mandato da Câmara, entre os anos de 1977 e 1982, com 360 votos. Reeleito em 1983, integrou a comissão que articulou o movimento que resultaria na emancipação do município, em 1988.
Além da atuação pública, foi um dos empreendedores mais antigos e lembrados de Santa Maria do Herval, participando ativamente do fortalecimento do comércio local e de causas comunitárias.
A cerimônia de despedida ocorre nesta terça-feira, 28 de outubro, às 14h30, com missa e sepultamento no Cemitério Católico do Centro.
Luciano deixa enlutados os filhos Fabiane, Luis Fernando, Holly e Susan; os genros Leandro, Leonardo e Rodrigo; a nora Patricia; os netos Vinicius, Guilherme, Matheus e Gabriel; a companheira Eleni; os irmãos José Luiz, Anna Maria e Hertha Silvia; além de sobrinhos, demais familiares e amigos. São lembrados em memória o pai Urbano, a mãe Hilda e o irmão Jacob Silvio.
