Notícias

Preservando o Hunsrück: autor de livro sobre a língua visita Herval

23/02/2020 - 18h24min

Escritor Ozias Alves esteve no município para falar sobre seu trabalho (Créd. Alex Günther)

Santa Maria do Herval – O jornalista e escritor catarinense, Ozias Alves, lançou a obra intitulada “Língua Hunsrück – Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil”. No livro, Santa Maria do Herval tem destaque especial, por ter feito parte das pesquisas do autor, que esteve presente no município neste final de semana.

Ele se encontrou com Solange Hamester Johann, coordenadora do Proyëkt Hunsrik, que estimula o dialeto em jardins de infância e séries iniciais do Ensino Fundamental, seguindo recomendações da Unesco.

O jornalista é proprietário de dois jornais da região de Biguaçu, na grande Florianópolis, que abrange cidades como Governador Celso Ramos, São José, Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara. O autor de 49 anos conta como trabalhar no segmento o estimulou a realizar a pesquisa que deu origem à obra.

“Há 10 anos me interessei pelo assunto e comecei a fazer um levantamento. Percebi que o hunsrück na nossa região era um ágrafo, ou seja, que não possuía escrita, e que se tratava de um idioma discriminado, falado somente dentro de casa”, confere o autor.

A participação de Herval no livro foi recompensada no sábado, 22. O escritor acompanhado da Solange Hamester Johann, visitou a prefeita Mara Stoffel, e ainda se disponibilizou a distribuir o livro nas escolas municipais e na Biblioteca Pública. Como foi concebido através de financiamento estadual de incentivo a cultura, a obra será repassada aos leitores gratuitamente. “Inclusive o nosso projeto prevê a distribuição da obra por mais municípios da região que tiver interesse na história e valores do hunsrück”, apontou Solange.

Sair da versão mobile