Destaques
Preso, Lula está em Curitiba para cumprir pena por lavagem de dinheiro e corrupção
Curitiba – A aeronave que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva de São Paulo para Curitiba pousou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, às 22h01. Após o desembarque, a Polícia Federal (PF) preparou novo traslado aéreo para o petista. Ele foi colocado em um helicóptero até a superintendência da PF paranaense e chegou ao local às 22h28.
O juiz federal Sérgio Moro, que ordenou a prisão do ex-presidente, estipulou também as condições em que Lula iniciará o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês por lavagem de dinheiro e corrupção. O petista ficará em uma cela, no 4º andar do prédio. Ele terá à disposição cama, banheiro privativo, mesa e uma televisão.
Moro decretou a prisão do petista no dia seguinte, 5, após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o pedido de habeas corpus na última quarta-feira, 4, por 6 votos a 5. Lula foi condenado, também, em segunda instância pelo caso do triplex no Guarujá.
Na próxima quarta-feira, 11, o STF analisará a liminar impetrada pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) que poderá suspender as prisões autorizadas pela justiça depois de condenação em segunda instância. O relator do processo será o ministro Marco Aurélio Mello. A medida, caso passe a valer e seja aprovada na Corte, beneficiará Lula e fará com que o ex-presidente volte a ficar em liberdade.
Leia mais:
Lula embarca em avião da PF e está a caminho de Curitiba para cumprir pena
Fim da novela: Lula se entrega à Polícia Federal
Militantes bloqueiam saída de Lula e impedem ex-presidente de se entregar à PF