Notícias

Produção de cogumelos acontece no centro de Dois Irmãos

13/07/2022 - 06h00min

Felipe Gribeler Backes, segurando espécie Ostra Fênix. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

 

Dois Irmãos — Quando pensamos em produção de alimentos, uma imagem de uma fazenda pode ser a primeira ideia que vem à mente. Contradizendo esse padrão, em um pequeno galpão, bem no centro de Dois Irmãos, existe a primeira produção de fungicultura do município. Felipe Gribeler Backes trabalha no Supermercado Imec e no seu tempo livre, gosta de produzir cogumelos para o consumo próprio.

Cada espécie possui características únicas

Ao entrar no galpão, é possível compreender que o potencial gastronômico dos cogumelos vai muito além do popular champignon em conserva. Existem mais de 2.000 espécies de cogumelos comestíveis no mundo. São cinco espécies para alimentação cultivadas por Felipe: Ostra salmão, Ostra Fênix, Citrino, Shimeji e Shitake. Cada uma delas possui cores, texturas e sabores diferentes. “A Ostra Salmão tem um sabor que lembra frutos-do-mar, já o Shitake possui um gosto mais amadeirado. ”, explica ele.

Crescimento sem agrotóxico

O galpão onde são produzidos os cogumelos possui ventilação de ar, é escuro e com plásticos para evitar a entrada de insetos. De acordo com Felipe, toda a sua produção é orgânica e ele usa soluções naturais para resolver os problemas. Por exemplo, para expulsar besouros, Felipe chacoalha os cogumelos até que os besouros caiam em um pote com água fervente. “Não uso defensivos agrícolas. Quando surge um fungo de contaminação, os cubos viram adubo para as plantas. Nada vai fora, tudo volta para a natureza. ”

 Como é feito o cultivo dos cogumelos  

<10> Primeiramente, o micélio (como se fosse a semente do cogumelo) é adicionado em um bloco com serragem e coberto por um plástico. Depois de um tempo, ele começa a esbranquiçar ou ficar marrom. Isso acontece em decorrência do crescimento do cogumelo, que estoura para fora do plástico e começa a brotar até atingir o tamanho ideal. Nessa última fase, ele está pronto para ser consumido, nas mais diferentes formas de receitas. O ciclo da cultura das espécies de cogumelo dura entre 45 e 180 dias.

 

O ambiente ideal

Estrutura é planejada para manter a temperatura ideal. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

O cogumelo não é uma planta, mas sim um fungo, e possui a respiração aeróbica, como a do ser humano. Por esse motivo, o espaço de cultivo deve ser sempre bem arejado. Ademais, os cogumelos não gostam de temperaturas extremas, como muito calor e muito frio. Por isso, os blocos ficam abrigados em um galpão cercado de plantas, que ajudam a manter o equilíbrio térmico do espaço. No futuro, Felipe planeja em colocar um telhado verde, para auxiliar ainda mais na temperatura ideal de produção.

 

Aliados da saúde

Cogumelo da espécie Ostra Fênix. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Os cogumelos são a única fonte de vitamina D de origem não animal, sendo uma excelente opção para veganos e vegetarianos. Também são ricos em fibras e podem ajudar quem pretende emagrecer. Além disso, eles podem diminuir o colesterol ruim e auxiliar o  controle da glicose de quem tem diabete.

 

Sair da versão mobile