Notícias

Projetos sociais de Estância Velha ganharão continuidade e ampliação

11/02/2021 - 13h02min

Os projetos Acolher e Conviver devem ser os últimos a retornar, por serem voltados a público considerado grupo de risco (Crédito: Divulgação)

Estância Velha – Projetos sociais desenvolvidos no município, como Girassol, Geração de Renda Acolher e Conviver, foram interrompidos no início do ano passado, por conta da pandemia. Contudo, de acordo com o prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Diego Francisco, as iniciativas devem ganhar continuidade nesta gestão. 

Ainda de acordo com o responsável pela pasta, há também a intenção de ampliar alguns destes projetos, assim que forem retomados. Segundo ele, o Geração de Renda, por exemplo, era realizado apenas na Subsecretaria do Lago Azul, e a ideia seria desenvolvê-lo também no bairro Rincão dos Ilhéus. 

“Estes são projetos fundamentais para o desenvolvimento dos públicos-alvo, aliando uma atividade produtiva, ao lazer e tendo relação direta com a autoestima destas pessoas. Iremos mantê-los, mas ainda precisamos ‘vencer’ a Covid-19, para então eles retornarem”, explicou o prefeito e secretário. 

A administração ainda informou que o Acolher e Conviver devem ser os últimos a ter as atividades retomadas, por serem voltados a público da terceira idade, considerado grupo de risco. Já o programa Primeira Infância Melhor (PIM) continua, atualmente atendendo 64 famílias. 

Como funcionam os projetos? 

O projeto Girassol atende crianças e adolescentes, dos 6 aos 16 anos, com oficinas de canto, violão, teatro, taekwondo, hip-hop, artesanato e dança gaúcha, entre outras atividades. 

Já o Geração de Renda é voltado para mulheres inscritas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contudo, é importante ressaltar que qualquer mulher estanciense pode se inscrever na iniciativa. Nela, as mulheres participam de oficinas, como tricô, crochê, artesanato e bordado. 

Os Projetos Acolher e Conviver são voltados ao público da terceira idade. O primeiro realiza oficinas sobre cuidados com o corpo, cabelo e unhas, massoterapia, canto/coral, noções de informática, alfabetização, jogos, artesanato, orientações com profissionais da saúde, e mais. O segundo possui grupos de dança alemã e gaúcha, se reunindo em bailes semanais, bem como realiza oficinas de educação física e de produção de cucas. 

O PIM desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias, realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento da educação e cuidados com as crianças do município. 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário