Notícias
Quais são os pré-candidatos à Câmara de Vereadores de Santa Maria do Herval?
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Daqui a um mês, entre o dia 20 de julho e 5 de agosto, acontecem as convenções partidárias que tornarão oficiais os nomes dos candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo deste pleito, cujas eleições ocorrem no dia 6 de outubro.
Por enquanto há só especulações. No entanto, as articulações políticas já estão intensas e, muitos partidos, têm a nominata praticamente composta.
Já falamos dos pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria do Herval. Hoje, vamos trazer alguns que, em princípio, vão concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.
Os nomes foram confirmados pelos respectivos presidentes dos partidos: Fabiana Foppa Bassegio, do MDB; Leandro Lechner Kich, do PSB; Jaime Morschel, do PDT, Clérice Rodrigo de Moura, do União Brasil; e Jackson Lindemann, do PP. PSDB e Cidadania não informaram nomes.
Em Santa Maria do Herval, cada sigla poderá apresentar até 10 candidatos ao Legislativo, respeitando a cota de 30% para mulheres.
CENÁRIO GERAL
SITUAÇÃO
Pela situação MDB, PDT, PSB permanecem unidos, aliando também o PT.
O MDB já lançou a pré-candidatura de Gilnei Capeletti, que é o atual vice de Mara Stoffel, do PDT. Mas ainda não há definição de quem poderá ser o vice dele.
Nos bastidores, há indicativos de que podem ser os vereadores Tânia Vier ou Leandro Lechner Kich, pelo PSB, ou Félix Alles ou Diego Lechner pelo PDT, ou ainda, a atual chefe de gabinete de Mara, Liane Backes, também PDT.
OPOSIÇÃO
Já pela oposição estão União Brasil, PP, PSDB e Cidadania.
O ex-prefeito Ademir Schneider foi confirmado como pré-candidato ao Executivo pelo União Brasil e, sua vice, deve ser Graciela Sartori, do PP.
Ademir foi prefeito em 1993/1996 e 2001/2004. Até então integrante do PTB, ele se filiou ao União Brasil no final do ano passado, quando o partido foi fundado no município.
Graci, como é conhecida, era atuante na saúde hervalense e fazia parte do governo de Mara. No entanto, desacordos a fizeram migrar para Gramado, onde está na coordenadoria de saúde. E, através do apoio do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que é do PP, foi anunciada como pré-candidata a vice de Ademir pelo partido.
OS PRÉ-CANDIDATOS A VEREANÇA
(informados pelos presidentes dos partidos)
MDB
– Michel Lammel
– Adriane Arnold
– Geovani Kunzler
– Jorge Muck
– Bruna Weber
– Cleidir Arnold
– Orlando Schneider
PSB
– Roberto Schulz
– Nara Louise Mesquita Damacena
– Leonardo Dilemburg
– Paulo Henrique Kaefer
– Tânia Vier
PDT
– Félix Alles
– Diego Lechner
– Jaime Morschel
– Liane Backes
UNIÃO BRASIL
– Clérice Rodrigo de Moura
– Deoclides Jorge Kappes
– Lourdes Aparecida Ferreira
– Mabel Dewes
PP
– Marcos Alles
– Tarcísio Schuck (Schukinha)
– Volmir Caberlon (Nick)
– Vanderlei Kaefer (Zezé)
– Morgana Buttenbender
– Renato Backes
– Ângela Cleia Carvalho
– Deise Wickert
– Fernando Weber Faiz
– Thais Land
– Elisandro Arnold
– Diego Gomes
– Tiago Cesar Mengel
– Plínio Wagner ou Fernanda Wagner
EM TEMPO
- O PSDB, através do presidente Beto Schneider, não apresentou nenhum nome;
- Procurado, o Cidadania também não apresentou pré-candidatos a vereador;
- Segundo a presidente do MDB, Fabiana Foppa Bassegio, o partido está em tratativas para confirmar mais três nomes, de uma mulher e dois homens;
- Tânia Vier, segundo o presidente do PSB Leandro Lechner Kich, será candidata a vereadora se não for a vice de Gilnei;
- O presidente do PT, Inácio Kroetz, assumiu há pouco o partido. Segundo ele, ainda não foi feita uma reunião para definir pré-candidatos. Pontuou que com ou sem candidato a vereador, o apoio a Gilnei como prefeito está mantido;
- Deoclides, que agora concorre pelo União Brasil, foi pelo PDT no último pleito;
- O presidente do PP, Jackson Lindemann, apresentou 13 nomes e, dentre eles, 10 serão escolhidos. Afirmou que oito já estão certos e outros dois em tratativas.