Conecte-se conosco

Notícias

QUASE UM DIA: Rottweiler acorrentado ao lado da BR-116, em Morro Reuter, é resgatado

19/08/2024 - 14h26min

Atualizada em 19/08/2024 - 15h26min

Cão recebeu água e comida das profissionais (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter | Um cão da raça Rottweiler ficou acorrentado por praticamente um dia na lateral da BR-116, na localidade do Birckenthal. Um morador o encontrou no final da tarde de domingo (18), por volta das 17h, enquanto fazia caminhada.

Estava sem comida, nem água. Deu-lhe de beber e comer, mas, não conseguia soltá-lo pois estava agressivo. Foi novamente de noite. Hoje de manhã, mais uma vez, foi ao local e ele seguia lá, lhe dando alimentos. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, ele seguia lá até o início da tarde desta segunda-feira (19), quando uma equipe da fiscalização da prefeitura do município foi até o local.

Inicialmente, o retiraram de onde estava. O animal ficou preso em uma corrente curta, sobre uma pedra instável, de onde facilmente podia cair e se enforcar.

Animal estava sobre uma pedra de onde facilmente poderia cair e se enforcar com a corrente.

O primeiro passo, segundo as profissionais, será encontrar o dono. Se não for localizado, será doado – e já há interessados na adoção. Ele será acompanhado pela fiscalização por algum tempo, para verificar se está recebendo o devido cuidado.

Por causa das condições a que foi submetido, já apresenta sinais de desidratação. Rapidamente devorou a ração levada pelas fiscais e tomou água. Apesar do barulho dos carros que passam pela BR, que o poderiam tê-lo estressado, estava calmo, e foi conduzido pelas profissionais até um lugar seguro.

O que aconteceu?

Segundo a Vigilância Sanitária, o animal fugiu de uma propriedade da Linha Cristo Rei. “Fomos até lá, conversamos com o dono, e agora mesmo estamos nos deslocando para levar até o dono, visto que não consegue transportar o animal porque não tem veículo. Estamos levando o animal para sua devida residência”, explicou Sachieli, fiscal sanitária ambiental de Morro Reuter. Ainda não se sabe as circunstâncias que o levaram a ser acorrentando naquela imediação – mas acredita-se que alguém o encontrou e o prendeu no local. 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.