Conecte-se conosco

Notícias

Quem era jovem que morreu no dia do aniversário correndo meia-maratona no RS

08/06/2025 - 12h26min

João Gabriel Hofstatter De Lamare morreu enquanto corria meia-maratona em Porto Alegre — Foto: Reprodução/redes sociais

O que era para ser um marco de superação pessoal se transformou em tragédia na manhã deste sábado (7), em Porto Alegre. João Gabriel Hofstatter De Lamare, que completava 20 anos de vida naquele mesmo dia, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante sua primeira meia-maratona, na 40ª edição da Maratona Internacional da capital gaúcha.

João era estudante do terceiro semestre de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUCRS e participava ativamente de grupos de corrida. Mesmo já habituado às provas menores, encarava pela primeira vez o desafio de 21 quilômetros. Faltava apenas um quilômetro para cruzar a linha de chegada quando ele passou mal, na altura do KM 20.

Segundo a Brigada Militar, equipes médicas contratadas para o evento iniciaram imediatamente os procedimentos de reanimação, mas o jovem não resistiu. A organização da prova, o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa), informou que o suporte médico disponível estava acima do exigido pelas normas e que todos os protocolos de emergência foram seguidos.

A morte causou comoção entre colegas, amigos e instituições por onde João passou. “Hoje, era o aniversário de 20 anos dele. Estava feliz e ia correr os primeiros 21 quilômetros da vida. Era um cara alegre, um grande parceiro. Uma inspiração pro pessoal da corrida”, lamentou Diego Oliveira, amigo de João e companheiro de treino.

“Era um garoto excelente, muito querido. Amigo do meu filho, que está muito triste. Estudaram juntos no Ensino Médio. Estava muito feliz em fazer esta prova”, relatou o engenheiro Júlio Silva, pai de um amigo de João e também participante da corrida.

A PUCRS emitiu nota de pesar, expressando solidariedade à família e aos amigos. “João Gabriel estava no terceiro semestre do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Neste momento de dor, a Universidade expressa os mais sinceros sentimentos”, declarou.

O Colégio Mãe de Deus, onde o jovem estudou, também manifestou luto: “João sempre foi um exemplo de aluno: dedicado, gentil e muito querido por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele ao longo de sua trajetória”.

A organização da Maratona, por meio do CORPA, afirmou que está prestando toda assistência à família e reforçou que lamenta profundamente o ocorrido.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.