Notícias

Região participou de feira próxima ao epicentro do coronavírus na Itália

27/02/2020 - 10h56min

Atualizada em 27/02/2020 - 10h58min

Micam ocorreu entre os dias 17 e 19 de fevereiro em Milão (Créditos: MICAM Milano/Facebook)

Região – O coronavírus chegou ao Brasil, por meio de um empresário de 61 anos, morador de São Paulo, e que teve dois exames confirmados para a infecção por Covid-19. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, 26. O vírus, que começou na China, já se espalhou para diversos países, entre eles a Itália, onde já foram registradas 14 mortes.

Um dos locais mais afetados é a cidade de Milão, uma das maiores do país e um dos centros europeus da moda, que fica na região da Lombardia. Lá é também próxima ao epicentro do surto, que teria iniciado em Codogno, que fica a 60 quilômetros de distância. Na quarta-feira, 19, encerrou a Micam, uma das maiores feiras do mundo para o calçado. Participaram 76 marcas nacionais, entre elas muitas da região.

Questionada sobre esta participação de empresários brasileiros, a preocupação com o retorno e os impactos deste surto para o setor, a Abicalçados, entidade representativa sediada em Novo Hamburgo, disse que não iria se manifestar, apenas que a feira trouxe resultados positivos, apesar do clima de incerteza com o coronavírus.

Segundo a Apex Brasil, que promove o comércio brasileiro no exterior, o número de contatos na feira teve incremento de 15%. No total, a Micam gerou negócios na ordem de US$ 38,2 milhões – somados os pedidos fechados no evento e os negócios fechados durante o mesmo. O resultado foi 60% superior ao registrado na edição de fevereiro de 2019.

Sair da versão mobile