Região

194º Kerb de São Miguel, de Dois Irmãos, manteve uma promessa de quase 200 anos

01/10/2023 - 20h31min

Atualizada em 01/10/2023 - 20h40min

Festa começou na quinta-feira (28) e terminou neste domingo (1º) FOTOS: Cleiton Zimer)

Festividade atraiu uma multidão ao longo de quatro dias

Público lotou o palco do Largo no sábado – com Os Atuais, assim como nos demais dias

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Chegou ao fim mais uma edição histórica do maior e mais tradicional kerb do Brasil: o Kerb de São Miguel – cuja tradição já é celebrada há 194 anos, eternizando uma promessa feita pelos imigrantes alemães ainda em alto-mar.

A festividade começou na quinta-feira (28) e se estendeu até hoje, domingo, dia 1º de outubro. Dezenas de atrações marcaram os quatro dias, desde celebrações religiosas, atrações culturais e musicais – além de vasta gastronomia típica. Tudo no Largo Felippe Seger Sobrinho, Praça do Imigrante e nas ruas centrais.

Na quinta-feira, primeiro dia do evento, o dia começou com o tradicional Kerb das Escolas, com missa – de forma a perpetuar a tradição aos pequeninos.

Na sexta-feira o ponto alto foram os cultos e missa, culminando no encontro das igrejas Evangélica, Luterana e Católica de fronte à Sociedade Atiradores. Também foi inaugurado o relógio que fará a contagem regressiva para o bicentenário da imigração.

No sábado, nem mesmo o tempo fechado – com garoa fina caindo principalmente ao longo da tarde – impediu os festeiros de vir em peso. Uma verdadeira multidão lotou o palco principal no Largo, além da Praça do Imigrante, ruas centrais e, também, nos espaços dos grupos festivos.

O sol apareceu e o domingo encerrou com muita festa, tendo, ao longo da tarde, o tradicional Desfile Temático – que neste ano teve por tema: Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!”

Um kerb para celebrar as raízes

Quem veio para o Kerb o fez para cultivar memórias – desde os tempos longínquos, das celebrações que reuniam toda a família, e também para construir novas lembranças. Afinal, a cada edição, o Michels Kerb eterniza um pouco dos traços germânicos da comunidade.

Maria Terezinha

Maria Terezinha, 71 anos, mora em Dois Irmãos e acompanhou o marido no domingo – que toca na banda Baila Baila. “É muito bom. Desde crianças celebramos o Kerb”, disse, explicando que é natural de Santa Maria do Herval, da localidade de Padre Eterno Baixo. “Antigamente a gente fazia o kerb em casa, acho que hoje ainda fazem no Teewald; aqui não fazemos mais em casa, e aí a gente vem para a festa.”

João Wiest e Rosane Kuhn

O casal João Wiest, 76 anos, e Rosane Kuhn, 59, participam do Kerb todos os anos – e neste não foi diferente: vieram na quinta, sexta, sábado e domingo.

Eles são moradores de Ivoti, mas viveram por muito tempo em Dois Irmãos. “Representa uma tradição, boas lembranças de todos os kerb que passamos”, conta Rosane, que é natural de Santa Maria do Herval. “Muita festa, chopp e diversão”, afirma João, logo após uma dança embalados pela bandinha típica Farristas na Praça do Imigrante, na manhã de ontem.

Festividade atraiu turistas de Rio de Janeiro e Curitiba

E quando se diz que o Kerb de São Miguel é o maior e mais tradicional do Brasil, isso ficou implícito ao circular pelo evento. Pessoas de diferentes partes do país vieram prestigiar a festividade, vindo especialmente para Dois Irmãos atraídas pela singularidade cultural que a festa representa.

José Luiz dos Prazeres e Kátia Maria Piva dos Prazeres

O casal José Luiz dos Prazeres, 72 anos, e Kátia Maria Piva dos Prazeres, 59 – casados há 37, são de Petrópolis, Rio de Janeiro. Eles vieram para Dois Irmãos pela primeira vez no ano passado, no Natal dos Anjos; se encantaram pelo que viram e começaram a acompanhar a cidade de longe e ficaram sabendo do Kerb.

Conseguimos uma passagem em cima da hora e viemos”, disse José. Vieram na sexta-feira e ficaram até domingo, hospedando-se no Hotel Klein Ville. “Estamos felizes, está valendo muito a pena”, destacou Kátia.

Em Petrópolis a colonização alemã também é muito forte. Tanto que no dia 29 de junho celebram a chegada dos colonos através da Bauernfest. “Já convidamos o prefeito para conhecer”, conta Kátia

Valter Gerhardt e Ingrid Gerhardt

Valter Gerhardt, 72 anos, e Ingrid Gerhardt, 71, vieram de Curitiba – também especialmente para o Kerb. Vieram quarta, ficaram quinta, sexta, sábado e retornaram na manhã de domingo, se hospedando no hotel Fika.

É a primeira vez que participaram da festividade. O casal costuma percorrer diferentes regiões, participando de eventos tradicionalistas com raízes alemães – tanto que sempre andam trajados com roupas típicas [só na foto estavam sem].

Acho que o Kerb, na quinta e na sexta, foi o fundamental”, analisa Valter, alemão, que fala o Hof Deutsch. “Sábado e domingo é mais para bebedeira.

Ingrid concorda, e diz que sempre vão “onde está mais calmo”. Eles aprovaram a festa, pelo tradicionalismo e receptividade.

Vasta gastronomia

Não faltou comida típica, tal qual o bolinho de batata da Natália – que já foi premiado várias vezes por ser uma iguaria do evento. Na foto, Natália, junto com seu Johan e Marlene preparando o bolinho que teve muita saída ao longo do Kerb. Só no sábado foram mais de quatro sacos de batata.

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS E O TRADICIONAL ENCONTRO DAS IGREJAS

A sexta-feira (29) – feriado municipal em que foi celebrado o dia de São Miguel Arcanjo, protetor e padroeiro de Dois Irmãos – começou com cultos e missa.

Após teve as procissões religiosas, culminando em um dos momentos de maior representatividade de toda a festividade: o encontro das igrejas Luterana, Evangélica e Católica defronte à tradicional Sociedade Santa Cecília. Teve a participação do bispo Dom João Francisco Salm, prefeito Jerri Meneghetti, vice Juarez Stein, e demais autoridades.

Procissões das igrejas Luterana e Evangélica seguindo pela Av. São Miguel

Procissão da igreja Católica pela Trav. Agostinho Lipinski

Igrejas Evangélica, Luterana e Católica se encontrando em frente da Sociedade Santa Cecília.

Após a procissão, todos os presentes entraram na Sociedade Santa Cecília, onde o prefeito Jerri Meneghetti e o rei do Kerb, Darcy Engelmann, em uma só voz, declararam “oficialmente aberto o 194º Kerb de São Miguel”.

Logo após teve a tradicional polonaise, guiada pela Tia Líria. “Isso é nosso Kerb, isso é São Miguel”, disse Líria.

Prefeito Jerri e rei do Kerb Darcy declarando a abertura oficial das festividades

Tradicional polonaise na Santa Cecília foi guiada pela Tia Líria (ao centro)

Relógio do Bicentenário foi inaugurado na Av. São Miguel

Relógio que faz a contagem regressiva foi inaugurado na sexta-feira (FOTO: Nicole Pandolfo)

Na tarde de sexta-feira ocorreu a inauguração do relógio que fará a contagem regressiva para os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Ele foi instalado na Av. São Miguel, na esquina com a Trav. Agostinho Lipinski.

A cerimônia contou com a presença de diversos representantes públicos e de entidades municipais e estaduais. Entre os convidados, o presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, e o Cônsul da Alemanha, Marc Bogdahn.

Marc disse que esta foi a sua primeira visita a Dois Irmãos, mas, definitivamente, não foi a última: “Fiquei muito impressionado pela presença das tradições da imigração alemã na cidade e pela vitalidade dessa festa, o Kerb.”

O prefeito Jair Meneghetti destacou que a cidade está honrada em sediar o evento da contagem regressiva para o Bicentenário e lembrou que o desenvolvimento da região se destaca no cenário nacional pelo trabalho de todos os cidadãos, mas especialmente aos esforços dos primeiros imigrantes que aqui chegaram.

Bierwagen levou alegria para as ruas de Dois Irmãos

Na tarde de sábado (30) o tradicional Bierwagen levou chopp, spritzbier e, claro, muita alegria para as ruas do entorno do Kerb. O caminhão saiu por volta das 13h30, percorrendo as ruas centrais e, ao anoitecer, chegou na Av. São Miguel, no “epicentro” do Kerb.

Integrantes do “caminhão da alegria” distribuíram chopp de forma gratuita pelas ruas

Bierwagen passando pela Av. 25 de Julho, onde, além de chopp, distribuíram muito spritzbier e refrigerante – também para as crianças

Não teve chuva que espantasse os festeiros

Durante a tarde de sábado a chuva não deu trégua, exceto por alguns minutos. Mesmo assim isso não afastou os festeiros, que vieram em peso e lotaram o palco principal do Largo, assim como na Praça do Imigrante. E também não faltou alegria nas ruas – com o público dançando mesmo em meio à garoa.

Público se divertiu mesmo em meio à chuva

Na mesma tarde aconteceu o Ein deutscher Volkstanztag – X Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs na Praça do Imigrante. 18 grupos da região participaram.

Na trégua da chuva, o grupo Arrank’s dançou a tradicional Polonaise

 

Desfile teve por tema: Rumo ao Bicentenário da

Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!

Desfile na tarde de hoje marcou a contagem ao Bicentenário da Imigração Alemã

Com o tema “Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!”, o tradicional desfile do Kerb de São Miguel aconteceu na tarde deste domingo, 1° de outubro, Av. 25 de Julho.

Participaram em torno de 400 pessoas, de oito entidades, escolas municipais, pessoas da comunidade e representantes de 13 municípios da Rota Romântica.

O desfile teve, ainda, uma ala dedicada à representação simbólica da imigração, unindo Brasil e Alemanha através de gestos de afeto, abraços e a demonstração da união que prevalece sobre as diferenças culturais.

“Somente chegou neste status graças ao trabalho conjunto de toda a comunidade”, diz o prefeito

De acordo com o prefeito, Jerri Meneghetti, a avaliação do Kerb é muito positiva, tendo grande participação de público em todos os dias e, o melhor, sem incidentes. “Observamos as pessoas festejando com muita alegria, o que é o propósito principal que buscamos atingir.”

O prefeito destaca que o dia 29, dia de São Miguel, foi um dia muito especial para Dois Irmãos. “Além de seguirmos toda a tradição religiosa e cultural, também abrimos a contagem regressiva para os 200 anos da Imigração Alemã no Estado, com presença de autoridades Estaduais, nossos deputados e o Cônsul Alemão. Será, sem dúvidas, um Kerb inesquecível. Nem mesmo a chuva de sábado tirou o brilho do evento.”

Prefeito Jerri Meneghetti


Meneghetti pontua que teve algumas mudanças no layout que favoreceram o fluxo do público na busca por alimentos e bebidas, além de proporcionar maior espaço. “Além disso, contamos neste ano com o sistema de videomonitoramento interno, com um profissional acompanhando a movimentação nas câmeras e passando informações via rádio para toda a equipe de segurança, com gravação das imagens para fornecer à polícia em caso de necessidade. Segurança foi priorizada para garantir a todos um Kerb festivo e familiar”, pontuou.

O prefeito agradeceu a toda a equipe que colaborou de forma intensa para proporcionar momentos de alegria e comemoração para a comunidade. “Agradecemos, especialmente, a todos os moradores e comerciantes que se encontram dentro do perímetro do Kerb pela compreensão e colaboração nestes dias, pois é uma das festas mais autênticas do Brasil, o maior e mais tradicional Kerb do País, e somente chegou neste status graças ao trabalho conjunto de toda a comunidade. Jamais podemos esquecer nossas raízes e o Kerb é a maior manifestação cultural da linda história de nossa Cidade.”

Público superou as expectativas, avalia Maicá

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, pontuou que apesar do tempo de sábado a tarde não ter ajudado muito, “não afetou significativamente o evento. O lonão onde tem o palco principal esteve sempre superlotado, acreditamos que em termos de público esse superou as expectativas.”

Maicá também mencionou que o perímetro deste ano é praticamente o mesmo do anterior, sendo reduzido um pouco na Av. São Miguel onde teve um recuo até o Palco Móvel, e na Av. 25 de Julho até a papelaria – fechando no início da Praça. “Com isso os todos os moradores e comércio que no ano passado ficavam dentro do perímetro de fechamento esse ano não estavam, as pessoas transitavam livremente naquele espaço.”

O secretário pontuou o convênio com a Brigada Militar. “Tivemos aproximadamente 80 policiais por dia dando apoio dentro do evento e principalmente ao entorno, coibindo possíveis ocorrências de furto ou algum tipo de tumulto que pudesse afetar os moradores ou comércio. Aumentamos o número de segurança privada, foi colocado vídeo monitoramento nos principais acessos, na praça e também no Largo, com equipe monitoramento durante todo o evento.”

Maicá também mencionou a melhora na estrutura das bilheterias, com equipe licitada e com experiência para atuar neste tipo de evento. Também tiveram atenção aos sanitários. “Instalamos no evento 5 baterias de banheiros, só próximo ao Largo Felipe Seger Sobrinho colocamos 6 sanitários containers com água, luz e equipe limpando durante todo o tempo”, para isso também aumentaram e equipe de limpeza. Servidores da Prefeitura, assim que o evento chegava ao fim, entravam em ação para fazer uma limpeza geral em tudo.

“Tivemos todo o cuidado para deixar vias de acesso livre para Emergência e ligação do Hospital até a Emergência com ambulância, criamos um corredor para esse deslocamento. Contratamos equipes de bombeiros civis para fazer o primeiro atendimento, caso fosse preciso para conduzir as pessoas até a ambulância que ficou na esquina do hospital”, disse Maicá.

O secretário frisa que toda a administração pública foi envolvida, para que todos ajudassem de alguma forma, “afinal o Kerb é para a comunidade local e região, atrai milhares de pessoas”.

Maicá agradeceu a todos que participaram. “Desse, que é o maior e o mais tradicional Kerb do Brasil, e principalmente a compreensão das pessoas que moram e que tem seu comércio no perímetro do evento, agradecer os apoiadores e também a imprensa na divulgação e cobertura do evento.”

Forças de segurança garantiram um evento tranquilo

Brigada Militar e segurança privada garantiram um evento tranquilo

De acordo com o comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, a festa ocorreu de forma pacífica. Até a publicação desta reportagem, foram poucas intervenções necessárias pela Brigada Militar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário