Região

194º Kerb de São Miguel de Dois Irmãos segue até domingo com muita cultura, música, chopp e alegria

28/09/2023 - 19h46min

Atualizada em 28/09/2023 - 20h01min

Evento acontece no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Começou nesta quinta-feira (28) e segue até domingo (1º) a 194ª edição do maior kerb do Brasil: o Kerb de São Miguel.

As celebrações – que marcam uma promessa feita pelos imigrantes há quase 200 anos – acontecem no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante, com programação diversificada e pensada para todas as faixas etárias.

Há inúmeras atrações musicais e teatrais, bandinhas, grupos de danças folclóricas, desfile temático, grupos festivos e muito mais.

Cultivando a tradição e a fé desde cedo

Hoje o dia começou com o Kerb das Crianças. Centenas de alunos participaram de uma missa especial na Matriz São Miguel, seguindo em procissão até o Largo ao som de bandinha típica.

Missa lotou a Matriz São Miguel (FOTO: Cleiton Zimer)

Durante a tarde aconteceu o tradicional baile da terceira idade, com a Super Banda Real na Sociedade Santa Cecília. No Largo teve Baila Baila, bandinha típica Macega e, para fechar a noite, banda K’Necus até às 22h.

Tradicional Baile da Terceira Idade aconteceu na Sociedade Santa Cecília (FOTO: Nicole Pandolfo)

Sexta-feira começa com cultos e missa, mantendo uma promessa de quase 200 anos

A sexta-feira, 29 de setembro, é o marco central da festividade, data em que se celebra o dia do Arcanjo São Miguel – tido como protetor e padroeiro de Dois Irmãos.

Foi exatamente neste dia, há exatos 194 anos, que os imigrantes alemães chegaram em “Baumschneiss”, mais tarde denominada Dois Irmãos; e, como prometeram em alto-mar – quando o veleiro Cecília estava diante de um eminente naufrágio – todas as gerações de descendentes seguem lembrando do santo.

Celebrações começam às 9 horas

Procissões religiosas acontecem após às celebrações nas igrejas (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Os cultos das igrejas Evangélicas e Luterana, assim como a missa da Católica, iniciam às 9h. As procissões seguem pela Av. São Miguel e Travessa Agostinho Lipinski, com um encontro repleto de simbolismo das igrejas em frente à Sociedade Santa Cecília.

Depois disso ocorre a abertura do evento dentro da Sociedade, com a tradicional dança da polonaise.

Contagem regressiva para o Bicentenário começa hoje, em Dois Irmãos

Placa fica na Av. São Miguel, na esquina com a Trav. Agostinho Lipinski (FOTO: PMDI)

E também nesta sexta-feira acontecerá uma cerimônia solene que marca a inauguração do relógio especial com contagem regressiva de 300 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

Será às 14h, no Centro, com a logomarca alusiva a data e com o contador regressivo para a celebração do Bicentenário que ocorrerá em 25 de julho de 2024.

O relógio foi instalado entre a Av. São Miguel e a Trav. Agostinho Lipinski, nas proximidades do Largo Felippe Seger Sobrinho – defronte à Antiga Matriz –, criando um ponto focal que destaca a importância da data emblemática.

O prefeito Jerri Meneghetti destaca que o “Estado está comemorando a vinda dos imigrantes alemães e Dois Irmãos está inserido nas festividades, demonstrando o orgulho pela sua história, unindo passado e presente em celebração à herança alemã.”

Berlim, Santa Cruz, Baila Baila e Cavalinho

A sexta ainda terá apresentações das bandas Berlim, Periquito, Santa Cruz, Baila Baila e Cavalinho. Também terá apresentações de dança folclórica ao longo do dia.

Sexta com passe livre

No feriado de São Miguel terá passe livre no transporte urbano (circular), nos seguintes horários: 06h20/07h/11h/12h/13h/18h/19h.

Ingressos somente sábado e domingo

Será cobrado ingresso no valor de R$ 15 nos sábado e domingo, dias 30 de setembro e 1º de outubro (crianças até 8 anos não pagam, pessoas acima de 60 anos e estudantes que apresentarem a carteirinha têm meia entrada).

O ingresso antecipado é R$ 10 e pode ser adquirido de forma on-line ou em pontos de venda físicos (confira no site do Diário).

Haverá três bilheterias nas entradas em formato de casinha. Não é permitida a entrada com cooler, garrafas, aparelhos de som de qualquer tamanho, ou objetos nocivos.

Sábado com Encanto, Os Atuais, Monte Carlo – Bierwagen – e muito mais

No sábado (30) a programação terá início às 10h e vai até 22h, iniciando com o X encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. O dia ainda terá jogos germânicos, peça teatral alusiva ao bicentenário, bandinha típica Baila Baila, Os Farristas, Encanto, Os Atuais, Monte Carlo e muito mais.

Durante a tarde também terá o tão aguardado Bierwagen – veja o roteiro do caminhão que levará chopp, música e muita alegria na página 12.

Domingo com grande desfile temático alusivo ao Bicentenário

Desfile temático acontecerá na Av. 25 de Julho (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

E para fechar, no domingo (1º) a programação começa às 10h, seguindo até 21h.

O ponto alto do dia será o tradicional Desfile Temático pela Av. 25 de Julho, com início às 15h30. Neste ano, o tema será “Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!”

Segundo a responsável pela organização, Thaís Backes, o desfile tem prevista a participação de 400 pessoas, de oito entidades, escolas municipais, pessoas da comunidade e representantes de 13 municípios da Rota Romântica.

Será uma jornada repleta de narrativas históricas e um tributo ao orgulho nutrido pelo legado dos imigrantes, ressaltando a coragem e dedicação do povo que aqui encontrou um lar e edificou suas conquistas com amor e trabalho árduo.

Convite do Jerri e Maicá

Maicá, Jerri e demais autoridades durante a missa das crianças na manhã desta quinta-feira (FOTO: Cleiton Zimer)

Acompanhando toda a organização e montagem da estrutura, o prefeito Jerri Meneghetti lembrou que o Kerb é uma festa autêntica que iniciou pela trajetória dos imigrantes que criaram o povoado. “Desde a saída da Alemanha, todas as dificuldades que encontraram no caminho, naufrágio, resgate em terras inglesas e a promessa para que, se chegasse na terra brasileira, fariam uma comemoração à São miguel. Estão todos convidados para prestigiar este grande evento para comemorar a vida, comemorar as coisas boas que temos”.

Edson Maicá, secretário de Desenvolvimento Econômico, reiterou o convite: “pessoal da cidade, da região, sintam-se convidados para festejar 194 anos de muita tradição e cultura.”

Copyright© 2020 - Grupo o Diário