Conecte-se conosco

Região

25ª Kartoffelfest terá abertura com gravação de DVD da Banda Rosa’s

Banda Rosa’s, que reúne uma multidão todos as edições, nesta fará a gravação de um DVD (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

29/03/2024 - 12h24min

Festa da Batata acontece ao longo de sete dias

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | O Teewald está se preparando para seu maior evento: a 25ª Kartoffelfest, tradicional Festa da Batata que vai celebrar os 36 anos de emancipação do município.

A festividade vai reunir muita diversão, cultura, chope e culinária – com destaque para o tradicional bolinho e batata que dá nome à festa; inclusive terá resgate de receitas em atividades alusivas ao bicentenário da imigração alemã.

As atrações ocorrem ao longo de duas semanas, sete dias: 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de maio. Tudo em área coberta, com inovações na estrutura que já foram apresentadas na edição anterior: dentre as quais espaços mais amplos, piso de bloquetos, sanitários novos e muito mais.

Abertura começa com tudo

Nesta edição o evento promete. Já começando com uma novidade na abertura: gravação ao vivo do DVD da Banda Rosa’s que arrasta uma multidão por onde passa. Será das 22h30 à 1h do dia 10. A abertura começa, oficialmente, às 18h30.

Quais as demais bandas?

No primeiro final de semana, além da Rosa’s, terá atrações como 0800, Sétimo Sentido, San Marino, Tchê Chaleira, DJ Cleiton, Santa Cruz, Dona Maria, Cavalinho, e Banda Universitária.

No último, destaque para Festerê, Indústria, Os Atuais, Rogério Magrão, Flor da Serra, Sandro Coelho, DJ Fuzil, Choppão, Corpo e Alma e Brilha Som.

Além disso terá bandinhas típicas por todo o espaço do evento e atrações no palco cultural.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI.

Presença histórica

Haverá espaço valorizando a identidade local através da língua hunsrik, exposições de artefatos da colônia, maquetes da região, artes plásticas e história da batata. Será uma verdadeira imersão.

E, claro, a dança, que resguarda os traços culturais através da arte. O encontro de grupos folclóricos alemães acontece na manhã do dia 11. E das invernadas gauchescas no dia 18. Ambos com início às 9h30.

Para toda a família

Como já é tradição terá a presença da Casa do Turista, visitações ao museu, exposições culturais restaurantes com colunária local, feira, produtos da agricultura familiar e espaço kids

E também uma novidade: jogos germânicos e chope em metro.

Bailes da terceira idade:

Os dois bailes da terceira idade acontecem nas sextas-feiras.

O primeiro será dia 10, do gripo Viver é Legal. A animação será com Novo Encontro.

O segundo é dia 17, do Grupo Amizade com Os Signos.

* Em ambos os dias os ingressos custarão R$ 13 (somente para o baile). E o chope terá preço especial.

Divulgação a todo vapor

Prefeita Mara Stoffel, presidente da Associação Cultural Teewald Miguelina Kaefer, secretário de Turismo Marcos Stoffel, soberanas e demais voluntários na divulgação do evento (FOTO: divulgação)

A divulgação da Kartoffel sempre começa cedo. Peculiaridade, inclusive, que faz desta uma das maiores festas da região. O trabalho envolve muita gente que diariamente faz a propaganda do evento por toda região e Estado – indicando que, em maio, todos os caminhos levam para Santa Maria do Herval.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.