Conecte-se conosco

Região

30 ANOS SALVANDO VIDAS: Tenente Duarte encerra carreira de bombeiro com sentimento de dever cumprido

23/10/2025 - 09h27min

Luciano Duarte Boeira comanda o Corpo de Bombeiros de Estância Velha desde 2020 / Foto: Érick Maia

Comandante do Corpo de Bombeiros de Estância Velha passará para a reserva no fim deste ano

Por Érick da Maia Lopes

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Estância Velha, tenente Luciano Duarte Boeira, mais conhecido como tenente Duarte, se prepara para encerrar uma trajetória de 30 anos dedicados ao serviço à comunidade. Aos 49 anos, ele completou três décadas de atuação neste anos e em dezembro de 2025 e passará para a reserva, encerrando uma carreira marcada por coragem, dedicação e inúmeras vidas salvas.


Desde pequenininho sempre quis uma coisa que eu pudesse ajudar as pessoas”, afirma Duarte

Natural de Porto Alegre, Duarte foi criado em Camaquã até os 16 anos, quando retornou à região metropolitana. “Eu quando criança já tinha admiração pelo trabalho dos militares por conta do meu pai, que foi sargento da Brigada Militar. Desde pequeno eu acompanhava a atividade dele, colocava o capacete, o coturno e brincava de policial”, recorda.

A vocação para a vida militar surgiu cedo. Aos 18 anos, ele serviu o Exército no 3º Regimento de Cavalaria de Porto Alegre, o mesmo quartel em que seu pai havia servido anos antes. “Coincidentemente, foi o mesmo quartel que meu pai serviu, só que era em Jaguarão, e depois ele acabou se mudando pra Porto Alegre, e eu acabei servindo no mesmo quartel que ele.”


CARREIRA DE SUCESSO E VIDAS SALVAS

Em 14 de dezembro de 1998, Duarte ingressou no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, após concluir o curso de formação de soldados. “Depois que deixei o Exército, comecei a fazer o concurso para a Brigada Militar. Fiz três vezes até conseguir passar em todas as etapas. No início, eu nem sabia que os bombeiros faziam parte da Brigada. Mas durante o curso me apaixonei pela profissão. O bombeiro sempre é chamado para ajudar, e isso vem de encontro ao meu propósito de vida, que sempre foi servir e fazer o bem”, relata.

O início da carreira foi em Novo Hamburgo, em outubro de 1999, onde permaneceu por mais de 20 anos. Atuou como socorrista, motorista e combatente de incêndio, e chegou ao posto de comandante das unidades de Campo Bom e Novo Hamburgo entre 2017 e 2020. “Fui o soldado mais moderno da turma e terminei como comandante. Trabalhei em ambulância, incêndio, salvamento em altura, em tudo que se pode imaginar”, relembra.


COMANDO EM ESTÂNCIA VELHA E REESTRUTURAÇÃO

Em 2020, Duarte foi transferido para o comando dos pelotões de Estância Velha e Ivoti, e, a partir de 2024, passou a comandar exclusivamente Estância Velha. A unidade é a que possui o maior número de atendimentos do batalhão, com média de 1.800 ocorrências por ano (de quatro a cinco por dia), principalmente de atendimento pré-hospitalar.

Entre as conquistas de sua gestão estão reformas estruturais, aquisição de equipamentos de proteção e novos veículos, obtidos por meio de emendas parlamentares. “Quando cheguei aqui, o quartel estava em condições precárias. Hoje temos garagem coberta, alojamentos reformados, academia e equipamentos novos. Tudo isso foi possível com trabalho e parcerias”, destaca.


LEGADO E SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO

Com 30 anos e 10 meses de serviços prestados, Boeira formaliza a ida à reserva no fim de dezembro de 2025. Até a publicação em diário oficial, cumpre o rito administrativo e, depois, fica à disposição do Estado como veterano. “Pra mim foi uma experiência fantástica. Foi muito gratificante e sinto muito orgulho dessa carreira que eu vim construindo ao longo do tempo, e vou pra reserva satisfeito com todo esse trabalho que vim fazendo durante os anos. Vou tranquilo, com a sensação de dever cumprido, tanto na parte de atendimentos de ocorrência quanto de administração. Por todos os quartéis que eu passei consegui fazer melhorias, viaturas novas, reformas, então sempre consegui fazer um trabalho muito bom nesse sentido”, afirma.

Uma das principais marcas da atuação do tenente Duarte está no trabalho de educação e prevenção, com treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndios voltados a funcionários de empresas e escolas. “Desde que eu assumi como tenente foi um trabalho que eu sempre propus, de fazer tanto para as empresas quanto para as escolas, quanto pra prefeitura”, explica.

O mais importante que a gente tem no quartel é a tropa, o efetivo, são as pessoas. Em qualquer lugar. Então se a pessoa tem o treinamento consegue fazer um combate de um princípio de incêndio, tanto como socorrer uma pessoa, que tem uma parada cardíaca, engasgada ou que sofreu um acidente e dar esse primeiro atendimento que pode vai garantir a vida da pessoa.”

O nosso trabalho fica marcado nas pessoas que são salvas, que ficam com o sentimento de gratidão. Pra gente, isso é mais um trabalho sucedido que a gente faz.”


ESTRUTURA QUE FICA EM ESTÂNCIA VELHA

Uma das conquistas de Duarte foi a construção de um novo telhado para a garagem dos veículos e o asfaltamento do pátio do quartel

Ao chegar ao quartel de Estância Velha, Boeira encontrou viaturas a céu aberto e telhado comprometido. A partir dali, liderou melhorias que hoje permanecem:

  • Garagem reconstruída e área asfaltada; troca de telhados e reformas em alojamentos, academia e setores administrativos;

  • Equipamentos de proteção individual novos para todo o efetivo;

  • Ambulância e desencarcerador obtidos via emendas parlamentares;

  • Expansão de treinamentos de primeiros socorros e prevenção em escolas, empresas e órgãos públicos “Educação salva vidas. Uma manobra simples de desengasgo ou RCP pode ser decisiva até a chegada da equipe.”

  • Novos uniformes foram entregues ao efetivo, contemplando tanto os bombeiros militares quanto os voluntários.

Mesmo com todas as melhorias, o Corpo de Bombeiros de Estância Velha ainda enfrenta a necessidade de ampliar sua estrutura para melhor atender à comunidade. A corporação tem buscado apoio de entidades como o Lions e o Rotary para arrecadar recursos destinados à aquisição de novos uniformes, à melhoria das instalações do quartel (especialmente nas áreas de moradia do efetivo) e à compra de equipamentos de proteção. Segundo o tenente, esses investimentos refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados e no atendimento a sociedade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.