Região

40 anos de tradição na venda de hortifruti em Morro Reuter

05/07/2023 - 06h55min

Atualizada em 05/07/2023 - 11h00min

“Não me vejo fazendo outra coisa, sinto que a gente tem o dom para trabalhar com isto”.

Bruno Wingert

Morro Reuter

Uma das principais formas de renda dos produtores da região é a chamada venda direta. Um destes exemplos é do produtor e empresário do Walachai, Guilherme Büttenbender, o popular Rocha, que há 40 anos produz hortifruti e vende diretamente para sua clientela nas praças de Morro Reuter e Dois Irmãos.

Desde de cedo Rocha trabalhou na roça com seus pais. Em sua propriedade localizada Walachai, ele mostra como é ter uma vida ligada ao campo. O agricultor destaca o quanto é trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, gratificante de seguir uma tradição familiar.

INÍCIO

Rocha, lembra que começou vendendo a sua própria produção mas, como o negócio foi crescendo, passou a fazer parceria com outros produtores de Morro Reuter para vender os hortifruti e também começou a negociar na Ceasa de Novo Hamburgo. “Não me vejo fazendo outra coisa. Estou há quase 40 anos vivendo do hortifruti, sinto que a gente tem o dom para trabalhar com isto. Vou três vezes por semanas a Novo Hamburgo, onde além de vender produtos, compro também de outros fornecedores”, destaca o agricultor.

Nos dias de hoje cultivar sua horta doméstica ou plantações grandes é muito saudável, pois evita agrotóxicos e conservantes, o que proporciona uma alimentação menos prejudicial à nossa saúde. “É muito bom ter esses tipos de produtos para vender, sabemos que é frescos e que não tem nenhum veneno além de fazer bem para a saúde”.

Uma das questões principias são as épocas de plantio dos alimentos. “Nos dias de hoje com as estufas, fica mais fácil de ter produtos para vender, não era como antigamente, que dependia muito da situação climática, e a tecnologia não era tão grande. Como a modernização tudo ficou melhor, e sempre consigo ter produtos fresquinhos e de qualidade para o cliente”, destacou.

Esse ano tivemos uma grande plantação de repolho, foi muito bom, conseguimos vender quase tudo e temos ainda mais para ser colhido, foi nosso produto destaque”, ressaltou o empresário.

Rocha preparando o varejo (FOTO: Volmir Muller)

VENDAS

Rocha investe principalmente na plantação de verduras, onde ele vende nos finais de semana. “Vendo de tudo, desde batata, feijão, repolho, pimentão, alface, couve, salsa, repolho e frutas temos aqui”. Todo o sábado o agricultor carrega suas verduras fresquinhas na sua Kombi, e vai fazer as entregas em Dois Irmãos e Morro Reuter, onde tem seus clientes fixos que o esperam ansiosos pelos produtos de qualidade.

KOMBI

As vendas são realizadas na sua tradicional Volkswagen Kombi branca. Para ele, “na Kombi fica mais fácil do cliente ver a mercadoria, saber se tem alguma novidade e escolher os melhores produtos para comprar”. Além da venda direta nas praças, ele também recebe encomendas.

Ele trabalha com a Kombi (FOTO: Volmir Muller)

 

Kombi companheira de trabalho de Rocha Créd. Bruno Wingert

Sair da versão mobile