Região

41º Festival de Kerb: primeira semana de evento integra toda a comunidade durante festa

16/04/2024 - 05h30min

Shows lotaram Pavilhão de Atividades Culturais durante o final de semana (FOTO: Divulgação PMEV / Rafael Atz)

Festwagem, bailes e desfiles de rua levam alegria e celebração da cultura alemã para Estância Velha

Estância Velha viveu um final de semana de muita alegria, diversão e a celebração dos 200 anos da Imigração Alemã. Desde quinta-feira, dia 11, até domingo, dia 14, o Centro da cidade se transformou em um verdadeiro parque, trazendo o melhor da comida típica, feira de artesanato, gastronomia, chopp e as melhores bandas de baile.

Na noite de sábado, dia 13, a celebração ainda contou com o toque diferenciado do hitmaker carioca Dennis DJ, que sacudiu o público que lotou o evento com suas melhores composições e gravações, repletas de participações de músicos consagrados. O 41º Festival de Kerb de Estância Velha segue até dia 21 de abril. No próximo sábado, dia 20, o show nacional será por conta da dupla Guilherme & Benutto. Mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento em seus primeiros quatro dias.

Domingo com culto, desfiles e novos Reis e Rainha
O domingo, dia 14, começou com culto de celebração alemã, com a união das comunidades religiosas, seguida do Desfile oficial da Comitiva pela cidade. A atividade culminou na Praça 1º de Maio, onde foi realizada a coroação dos novos Reis e Rainha do Kerb. Os reis do 40º Festival de Kerb, Henrique Bohnnember e Muriel Dilly Bohnnember, transmitiram oficialmente o cargo para Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich.

 

Desfile da Comitiva de Kerb segue preservando as tradições da cultura alemã

Desfile de kerb pelas ruas leva alegria na manhã de domingo


No domingo, 14 de abril, após o culto de celebração na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a comitiva de kerb puxada pela Bandinha Municipal percorreu as principais ruas de Estância Velha. O casal de Reis do Kerb de 2023, acompanhado do Casal Reis do Kerb de 2024, o vice-prefeito Airton Haag e membros da comunidade acompanharam a programação e se divertiram caminhando até a sede da Ordem Auxiliadora Senhoras Evangélicas (OASE), onde aconteceu a solenidade oficial da troca de faixas dos Reis do Kerb e o tradicional almoço de Kerb.

A troca de faixas aconteceu num clima de muita emoção, quando o casal Henrique Bohnenberger e Muriel Dilly Bohnenberger, se despediu do posto. “Vivemos momentos inesquecíveis como os Reis do Kerb da nossa cidade”, relatou Henrique Bohnenberger. Muriel Bohnenberger prometeu que o casal seguirá acompanhando as festividades e cultivando as tradições alemãs. Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich receberam oficialmente as faixas de Reis do Kerb 2024 e se emocionaram. “Quem me conhece sabe que amo o Kerb, estamos muito animados e queremos viver intensamente cada momento desta festa maravilhosa”, conta Luana Winter Weinrich. “Agradecemos pela honra de representar a maior festa alemã da região”, agradeceu Marcelo Weirich.

A solenidade contou com a participação de todos os casais ex-Reis do Kerb ao longo dos anos no município, que posaram para a tradicional foto oficial dos Reis do Kerb, agora com a presença do casal Marcelo e Luana Weirich. Logo após a troca de faixas todos comemoraram a abertura simbólica do primeiro barril de chope da 41ª edição do Festival de Kerb de Estância Velha. Após o tradicional almoço, as festividades seguiram no palco do evento na Praça 1º de Maio e no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein (PAC), no Centro.

Museu preserva a história do kerb

No coração do Festival de Kerb, existe um pequeno espaço, que fica entre AV. Presidente Lucena e Balduino Weber: o museu do kerb. Com acervo que passa de 200 itens, local é uma das atrações do evento.

Quem chega no espaço, conta com a responsável pelo museu, Gisa Wingert, que explica toda a história por trás de cada item. Entre os objetos que existem, alguns deles são da própria imigração, há cerca de 200 anos.

As máquinas de costura e roupas da Erna Cassel, antiga proprietária da Casa Cassel, fazem parte dessa rica lembrança de Estância Velha. Erna chegou a ser bordadeira de miss Brasil, além de ser uma mulher talentosa.

Gisa também conta com uma tigela, com cerca de 200 anos. Era de sua sogra, mas o material está com a família há muito mais tempo.

Sair da versão mobile