Conecte-se conosco

Região

51º Festival Internacional de Folclore começa hoje

19/07/2024 - 16h06min

Atualizada em 19/07/2024 - 16h06min

Acendimento da Chama Folclórica ocorre na noite de hoje (CRÉD. MAURO STOFFEL/ARQUIVO)

Evento contará com dezenas de apresentações de grupos vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Começa hoje a 51ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A abertura oficial é nesta sexta-feira, 19, às 19h, no Palco da Diversidade que foi instalado na Rua Coberta. Serão 17 dias de programação envolvendo grupos folclóricos de diferentes partes do Brasil e do mundo, com destaque para grupos internacionais da Argentina, Peru, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. “Será um evento muito especial no ano do Bicentenário, tudo foi pensado com muito carinho pela comissão organizadora. Estamos ansiosos para que o público se encante com as atrações, que gostem dos grupos inéditos e reencontrem os grupos queridos que retornam ao palco do evento. Estamos fazendo um Festival para aquecer o coração de todos os gaúchos, para renovar a autoestima, para trazer alegria após momentos tão tristes vividos no Rio Grande do Sul”, diz a coordenadora do evento, Iasmin Schmitt.

35 GRUPOS SUBIRÃO AO PALCO – Neste ano, 35 grupos folclóricos estarão no Festival de Folclore. Seis deles são internacionais, quatro nacionais, cinco regionais e mais de 20 grupos locais. Também participam coros, orquestras e bandinhas típicas, que são novidades na 51ª edição. Serão mais de 2.000 artistas envolvidos no evento. “Desejamos que seja um Festival cheio de alegria, colorido, felicidade e diversidade, feito com muita solidariedade e carinho para todos os gaúchos. Que o nosso público possa presenciar um belíssimo espetáculo na 51ª edição”, diz a coordenadora.

Programação do fim de semana
O primeiro a subir ao palco será o violinista Simão Wolf, que se apresenta às 17h30, antes da abertura oficial que está prevista para às 19h. Durante a abertura, será feito o Acendimento da Chama Folclórica e as soberanas, rainha Ana Luiza Kuhn, e princesas Marluce Maldaner e Camila Schwaab, darão as boas-vindas ao público. A programação completa pode ser conferida no site do Festival, na aba “Programação”.

Espetáculo terá duas apresentações: hoje e no encerramento do Festival, em 4 de agosto (CRÉD. MAURO STOFFEL)

LINHAS DA MEMÓRIA – Encerrando a primeira noite com chave de ouro, às 20h será apresentado o espetáculo “Linhas de Memória”, que reúne a história local e a arte da dança em um espetáculo que mescla cultura, história e emoção. Roteirizado pela escritora e folclorista Edineia Werner, o espetáculo cria um paralelo entre o ontem e o hoje, entre os antepassados e os descendentes, separados por 200 anos, mas com muito em comum. Serão apenas duas apresentações durante, na abertura e no encerramento do evento, em 4 de agosto. “A intenção não é contar a história que todos nós descendentes conhecemos sobre os percalços encontrados por aqueles imigrantes. O que queremos com esse espetáculo é contar o que ficou dessa trajetória. E por isso “Linhas da Memória” é um espetáculo sobre o legado da imigração alemã no Brasil”, explica Edineia.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.