Conecte-se conosco

Região

52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis terá mais de 40 grupos de sete países

10/06/2025 - 13h58min

Foto: Nadine Dilkin

Nova Petrópolis — Na manhã desta terça-feira, dia 10, ocorreu o lançamento oficial da 52ª edição do Festival Internacional de Folclore, no GastroPub Edelhaus. O evento foi comandado pela corte do 52º Festival: a Rainha do Folclore Alemão, Francieli Tais Herrmann; a 1ª Princesa, Cristina Kuhn; e a 2ª Princesa, Eduarda Baumgarten.

O festival será realizado de 17 de julho a 3 de agosto, ano em que o município comemora seus 70 anos de emancipação. A programação contará com diversas atrações culturais, nacionais e internacionais. A Rua Coberta permanece como um dos principais palcos do evento, que também se estende a escolas, comunidades do interior, empresas e pontos turísticos como a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante.

Organizado pela Administração Municipal em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, o festival terá sua cerimônia de abertura oficial no dia 18 de julho, às 19 horas, na Rua Coberta.

Além do Brasil, delegações da Argentina, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, do México e do Canadá estarão presentes. Do território brasileiro, representantes de nove estados mostrarão a diversidade cultural do país. Agremiações do Pará e do Tocantins (Norte); da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte (Nordeste); de Minas Gerais (Sudeste); além dos três estados da região Sul, marcarão presença com trajes típicos e coreografias pelas ruas da cidade. Do Rio Grande do Sul, além de mais de 20 grupos locais que celebram a cultura germânica e outras etnias, participam delegações de Canoas, Gravataí, Sapiranga, Ijuí, Áurea e Caxias do Sul.

Uma série de outras atividades, além das apresentações artísticas, compõe a tradição do festival, valorizando ainda mais esse encontro de culturas globais. Entre os destaques estão o Acendimento da Chama Folclórica, os Desfiles de Integração — reunindo diversas etnias na principal avenida da cidade —, além da Roda de Capoeira, Sarau da Diversidade, Baile Infantil, Mãos da Diversidade, Passos da Diversidade, Panelas da Diversidade, Jogos Germânicos, Noites Culturais, entre outros.

Símbolo da cultura de Nova Petrópolis, o Festival Internacional de Folclore se destaca como um evento de diversidade, gastronomia e dança, visando resgatar o colorido das tradições, segundo o prefeito Daniel Carlos Michaelsen. “Nossa comunidade se mobiliza com entusiasmo para receber cada grupo, cada expositor, cada visitante. Aqui, a cultura aqui não é apenas apresentada, ela é vivida. E isso só é possível porque Nova Petrópolis valoriza suas raízes e respeita todas as origens. Somos uma cidade construída pela força do trabalho, pela fé e pela diversidade. É isso que celebramos neste festival: a beleza de sermos diferentes e, ao mesmo tempo, profundamente unidos”, destaca.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.