Região

60 e 57 anos – Tenda do Umbu e OK Couros são homenageadas na Câmara de Picada Café

07/12/2023 - 08h25min

Picada Café – Uma homenagem a quem muito fez e ainda faz. Assim foi a sessão da Câmara de Vereadores da noite de terça-feira, 5. As empresas OK Couros e Tenda do Umbu foram agraciadas com Moção de Aplausos, um reconhecimento aos anos de luta e serviços prestados, dando emprego e gerando renda para Picada Café e seus moradores. A Tenda do Umbu, localizada no Morro Bock, foi fundada em 1963 e, esse ano, comemora seus 60 anos. Já a empresa OK Couros foi fundada em 1966.

TENDA DO UMBU

Fundada em 1963 pelo casal Levino e Guida Ruckert, junto com seus filhos Eloi e Guiomar e foi erguida às margens da BR-116, comercializava frutas, rapaduras, folhagens e schimier, sendo este, o principal produto produzido pela família. Aos poucos a Tenda foi recebendo pequenas melhorias, sendo batizada pelos clientes, de Tenda do Umbu e a variedade de produtos oferecidos aumentou. Hoje, a Tenda oferece centenas de itens para todos os tipos de públicos, além do moto bar que oferece lanches feitos na hora e produtos coloniais e o Restaurante que é conhecido pelo maravilhoso café colonial. A Tenda do Umbu é reconhecida como a parada obrigatória da BR-116 e o maior ponto de encontros de motociclistas do Sul do Brasil e os turistas que vão a caminho da Serra Gaúcha, se encantam com o local em meio a natureza. “A Tenda do Umbu tem orgulho em divulgar o Picada Café a cada cliente e orgulho em dizer que é uma empresa 100% administrada por mulheres. Por tudo isso é que aplaudimos a Empresa Tenda do Umbu e desejamos mais realizações ainda”, afirma a homenagem.

OK COUROS

A empresa OK Couros surgiu em 1966, e foi fundada por Osvino Klein e inicialmente, comercializavam frutas, geleias e artigos de vime junto à BR-116. Em 1974 a tenda de beira de estrada passou a ser uma loja e ser chamada de Artesanato OK. Devido aos constantes aumentos que foram feitos da estrutura física, o prédio não se encontrava bem organizado, sendo que em 1989 desmanchou-se toda a edificação e construiu-se um prédio novo em estilo típico da região, com mais de 1000 m². Em 1992 a obra ficou pronta, gerando empregos e renda extra a muitas famílias. Hoje o produto comercializado é outro e apesar de ainda ter alguns artigos de artesanato e lembranças, estes não são mais o carro chefe, e por este motivo, o nome fantasia passou a ser OK Couros. A homenagem foi uma proposição dos vereadores Adriane Marconi Mielke e Eloir Bauer. Adriane afirma que é importante destacar empresas que ajudaram a construir a história de Picada Café. “São empresas que há décadas trabalham, gerando emprego e renda. São responsáveis pelo desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou. Já Eloir destacou a luta das famílias em manter as empresas. “Estão de parabéns pela bonita história”, destacou.

Sair da versão mobile