Região

60 indivíduos são presos em operação contra facções no Vale dos Sinos e região metropolitana

15/08/2024 - 09h52min

Atualizada em 15/08/2024 - 09h53min

Na manhã desta quinta-feira, dia 15, a Polícia Civil realizou a Operação ART INK II, com o objetivo de desmantelar organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Coordenada pela 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, a operação cumpriu 93 mandados de prisão e 114 de busca e apreensão, além de realizar o sequestro de 22 veículos e o bloqueio de 17 contas bancárias em diversas cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A operação conta com a participação de cerca de 500 policiais civis. As cidades-alvo incluem Porto Alegre, Sapucaia, Esteio, Parobé, Estância Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo, Alvorada, Canoas, São Sebastião do Caí, Tramandaí, Xangri-lá, Torres, além de locais em Santa Catarina. Até o momento, 60 pessoas foram presas. Durante a operação, as autoridades apreenderam entorpecentes, armas de fogo, dinheiro, celulares e veículos.

A primeira fase da Operação ART INK ocorreu em outubro de 2023, quando um dos líderes regionais da organização criminosa foi preso em flagrante. Esse indivíduo estava envolvido na modalidade de tele-entrega de drogas e utilizava uma empresa de fachada para esconder suas atividades criminosas.

Com o avanço das investigações, outros membros da organização foram identificados. Esses indivíduos não estavam apenas envolvidos no tráfico de drogas, mas também em homicídios e lavagem de dinheiro. Alguns já estavam presos em penitenciárias. A organização criminosa atua há anos na região do Vale dos Sinos, contando com uma rede de colaboradores e aliados em outras facções criminosas, movimentando grandes quantias de dinheiro provenientes do tráfico de drogas.

Com as provas reunidas, a segunda fase da Operação ART INK foi deflagrada, visando cumprir medidas judiciais contra pessoas diretamente ligadas ao tráfico de drogas, comércio de armas de fogo e outros crimes graves.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário