Região

64 anos de Dois Irmãos: A trajetória da Professora Ema Frida Grimm

10/09/2023 - 14h49min

Professora foi homenageada em um dos aniversários da escola 10 de Setembro (FOTO: Escola 10 de Setembro / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Ema Frida Grimm foi um ícone da educação em Dois Irmãos. Natural de Bom Princípio, nasceu em 16 de janeiro de 1910 – filha de Jacob Backes e Margarida Ost –, se formou educadora no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre.

Iniciou sua carreira no magistério na cidade natal, lecionando lá até casar-se com José Grimm, vindo então a morar em Dois Irmãos em 31 de julho de 1941, onde teve dois filhos homens, Luiz Mateus Grimm e José Ignácio Grimm.

A partir de 1942 foi professora da escola Paroquial São Miguel, situada ao lado da antiga Igreja Matriz , até o ano de 1970, tendo em todo este período 2.946 alunos, todos do sexo masculino. Também lecionou entre 1971 a 1972 quando se aposentou com um salário mínimo no Colégio Imaculada Conceição.

Foi regente e organista do Coral Feminino adulto da Igreja Matriz e organista do Coral Masculino adulto da mesma igreja, junto ao marido que era maestro. Esse trabalho foi desenvolvido ao longo de trinta anos em que viveu cidade, totalmente gratuito, por pura vocação religiosa.

De 1973 até 1994 foi responsável pelas atividades musicais da Catedral São Luiz de Novo Hamburgo, dirigindo o coral misto, tocando mais de 15 mil missas neste período, mais uma vez junto do marido, e tocando mais de 5,5 mil casamentos nesta catedral.

ESCREVEU PARA DIVERSOS JORNAIS


Ema também escreveu diversas de colunas jornalísticas em jornais, como o Deustches Volksblatt, Jornal do Dia, A Nação, Diário de Notícias, Jornal NH e Zero Hora, simultaneamente. Foram mais de cinco mil colunas escritas e publicadas .Falava sobre educação, comportamento e religião. Como professor de música de órgão, piano e violino, teve o sogro, professor Matheus Grimm e o esposo, José Grimm.

Frida foi professora de piano e órgão em Porto Alegre e Novo Hamburgo para mais de 100 alunos, hoje muitos dos quais músicos profissionais. Dirigiu e montou teatro infantil em todas as cidades por onde passou.

A professora faleceu em 18 de outubro de 1995, aos 86 anos, em Porto Alegre, sendo sepultada no cemitério São Miguel e Almas.

A ESCOLA PAROQUIAL SÃO MIGUEL

A Escola Paroquial São Miguel existiu entre os anos de 1940 e 1970. Ela ficava nos fundos da Antiga Matriz. Entre os professores que lecionaram no início estão Paulo Arandt e Justino Vier, dando o curso primário, do 1º ao 5º anos. Depois, veio a professora Ema.

Lá só podiam estudar os meninos. As moças iam no Colégio de Freiras. Naquela época o diretor da escola era o padre Valentin Weschenfelder.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário