Região

64 anos de Dois Irmãos: Obra literária de Juarez Stein perpetua a história do município

10/09/2023 - 12h50min

Atualizada em 27/01/2024 - 10h47min

Juarez carrega consigo as únicas versões impressas de seus trabalhos

O legado do atual vice-prefeito está longe de ser relacionado somente aos feitos da sua carreira política. Seu interesse pela história da cidade de Dois Irmãos deu luz a arquivos e documentos por muito tempo esquecidos nos depósitos do prédio da prefeitura da cidade.

Por Nicole Pandolfo

O trabalho de levantamento de dados feito por Stein pode ser considerado difícil até mesmo por pesquisadores profissionais. Mas a motivação do vice-prefeito partiu de uma angústia pessoal. No início da sua carreira política, Juarez procurou por obras escritas por dois-irmonenses que pudessem contar a história da cidade, mas o que encontrou foi escasso e por isso decidiu escrever por conta própria: “Comecei a vasculhar atas da Sociedade dos Atiradores, do 7 de Setembro, da Santa Cecília, na Câmara de Vereadores…”

A partir de 1997, na condição de prefeito que durou oito anos, Juarez teve acesso aos arquivos guardados na Prefeitura. Do material encontrado surgiram livros que ilustram o contexto histórico, social e econômico da época em que Dois Irmãos foi criada, como “1960-1969 Correspondências Expedidas”, por exemplo.

Cada trabalho carrega um pouco da história pessoal do autor

“E O JUAREZ COMEÇOU A ESCREVER”

Aos dados coletados e sistematicamente organizados, Juarez Stein passou a unir experiências pessoais e histórias de cidadãos comuns da região. Daí surgiram crônicas e contos, alguns trazendo questões sobre a existência, outros que carregam histórias de personagens não tão fictícios, com enredos que poderiam facilmente se encaixar com a vida de pessoas reais que viveram no tempo descrito.

Juarez escreve inicialmente à mão – “para manter a prática”, segundo ele – os textos que hoje suprem a necessidade que ele mesmo identificou anos atrás. Os “trabalhos” (e não livros) como prefere chamar, estão disponíveis no formato on-line e gratuito, em seu blog juarezstein.wordpress.com.

“Poucos leem isso e cada vez mais o pessoal vai ler menos. Isso é grave”, lamenta. Ainda assim, Juarez dedica seus horários de folga à noite e os finais de semana para a produção de uma obra literária que manterá registrada a história de Dois Irmãos. Quando questionado sobre o uso dos textos em sala de aula, ressalta que alguns podem ser utilizados facilmente por professores para o ensino da história do município.

CONFIRA ALGUMAS DAS OBRAS:

GORETE

A história gira em torno de Gorete, moça que vem de outra cidade, se instala numa pensão em Dois Irmãos, estuda e trabalha no município. Em meio a trama, a rotina de uma das maiores boates da região nos anos 80, administrada pela Sociedade dos Atiradores.

 

 

 

 

 

 

COM AS ÁGUAS DE SÃO MIGUEL

O contexto do livro permeia a transição da agricultura para indústria na região nos anos 70. No drama familiar, o pai, remanescente da agricultura, vive uma fase de crise econômica e pessoal, enquanto as filhas já estão inseridas na indústria calçadista.

 

 

 

 

 

 

UMA DOCE DIFÍCIL EXISTÊNCIA

Um casal vive em dias derradeiros e a esposa relembra histórias de como era seu passado, os costumes da família e as paisagens da região. O livro traz também fotografias antigas com imagens da cidade e antigos moradores.

 

 

 

 

 

 

SAUDAÇÕES AOS MEUS CONTERRÂNEOS

Este álbum traz imagens de antepassados junto a relações de sobrenomes dos que construíram a história da região. As fotografias ilustram o passado e o presente do município como manifestação de respeito e admiração do autor em uma homenagem ao povo dois-irmonense.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário