Região
64 anos de Dois Irmãos: quando e qual foi o resultado do Plebiscito que viabilizou a emancipação
Nos anos 50, como outros municípios recém-criados estavam indo bem e progredindo, como Sapiranga e Campo Bom, a comunidade começou a se perguntar se este não seria o melhor caminho.
Então, aos poucos, a comunidade do distrito de Dois Irmãos começou a se reunir, pensando em emancipação, afinal, constaram que os distritos mais distantes de São Leopoldo, como Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval (respectivamente o 4°, 6° e 8° distritos), entre outros, praticamente não recebiam obras ou verbas.
PLEBISCITO
O caminho entre os primeiros movimentos pela emancipação e o plebiscito foram longos e árduos, mobilizando muita gente que, inclusive, não aparece nos livros de história.
Em 15 de novembro de 1959 foi realizada, então, a Consulta Plebiscitária foi autorizada pela Justiça Eleitoral de São Leopoldo.
A eleição foi com Sim ou Não, ou seja, votava o Sim quem queria a emancipação.
O “SIM” (querendo o município) venceu no 4° e 6° distrito, ou seja, em Dois Irmãos e Morro Reuter. Já no 8°, em Santa Maria do Herval, houve bastante voto “NÄO”.
CRESCIMENTO
Aliás, o progresso faz parte da história de Dois Irmãos, quer ver?
Em 1857, a povoação elevada à categoria de Vila
Em 1938, é transformado no 4º Distrito do município de São Leopoldo;
Em 1959, criado o município de Dois Irmãos.
COMISSÃO EMANCIPADORA
Veja quem foram os integrantes da comissão emancipadora de Dois Irmãos, atualmente, todos falecidos.
JOSÉ VICTOR RAUSCH (presidente): Escrivão distrital de Dois Irmãos, filho de Nicolau e Catharina Rausch, filiado ao Partido Libertador (PL).
JOÃO KLAUCK: Ex-professor, gerente da Caixa Rural de São José do Herval, militante do PSD e o ex-vice-prefeito eleito com Germano Hauschild de São Leopoldo.
FELIPPE ALFREDO WENDLING: Dentista, Diretor da Empresa de Ônibus Wendling, líder partidário do PRP (Partido de Representação Popular).
FELIPPE SEGER SOBRINHO: Líder comunitário em Walachai, integrante do Partido Libertador (PL), comerciante (fundador da Madeireira Herval).
GUILHERME BERTHOLDO BECKER: Dentista, integrou diretorias da Atiradores e Santa Cecilia, filiado ao PRP.
ALBERTO MEURER: Ex-professor, dirigente de corais; filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
PEDRO ALBINO ELLWANGER: Ex-gerente do Banco Agrícola local e diretor da Calçados Ellwanger.
ALGEMIRO FLECK (O “Brüder”): comerciante de produtos agrícolas de Herval, líder do PL (Partido Libertador) e filho do futuro prefeito Walter Fleck.
JUSTINO ANTONIO VIER: Ex-professor, ex-ajudante do Cartório, organista do Coral Santa Cecilia, filiado ao Partido Libertador (PL).