Região
64 anos de Dois Irmãos: Rübenich foi o primeiro prefeito que era da sede do município
5º MANDATO – 1977 A 1982: PREFEITO NORBERTO RÜBENICH
Norberto Rübenich quebrou a hegemonia política do Teeewald e São José do Herval
Mauri Marcelo Toni Dandel
Justino Vier foi o primeiro e o quarto prefeito de Dois Irmãos. Ele morava aqui, onde trabalhava, mas havia nascido no Teewald, inclusive, na casa onde hoje está instalado o Museu Municipal, que hoje leva o nome de Laurindo Vier, à época, adversário político.
Então, o lançamento a prefeito do vereador mais votado há dois mandatos, na época, fez com que pela primeira vez o “1º distrito” elegesse um prefeito. Se bem que, em 1976 os dois postulantes eram da sede do município. Mas, inclusive, já havia sido vice-prefeito em mandato anterior, de Léo Klauck. Rübenich (que hoje da nome ao complexo esportivo) foi escolhido pela Arena por unanimidade, assim como Romeo Wolf, que hoje da nome ao parque municipal. Já o vice de Sírio Effting (que era professor e havia sido fundador do MDB) foi Hugo Antoni, líder da comunidade evangélica da época.
SECRETÁRIOS
Neste mandato de Rübenich, os secretários tiveram papel importante e foram lembrados no livro de Justino Vier. Belarmino Arandt e Antonio Nelson Schneider foram secretários de Administração, Osorio Schneider (Educação), Edmundo Affonso Lorenz (Obras), Eliseu Schneider e Mario Witt (Serviços Urbanos), Marcondes e Helga Maioli (Contabilidade), Enio Blume (Fiscalização), Guido Vier (sub-prefeito de Herval) e Nilo Klaudat (escriturário).
Prefeito
Norberto Emilio Rübenich Arena 3.920 votos
Sirio Francisco Effting MDB 2.243 votos
VEREADORES
Albano Hansen Arena 687 votos
Eliseu Arno Schneider Arena 616 votos
Guido Oswaldo Mallmann Arena 435 votos
Ivo Schneider Arena 380 votos
Roque Büttenbender Arena 380 votos
Ricardo José Wirth Arena 343 votos
Luciano E. Schaumloeffel MDB 360 votos
Renato Dexheimer MDB 318 votos
Guido Paulo Müller MDB 282 votos