Região
9ª Conferência Municipal de Saúde fortalece participação popular e define propostas para o futuro do SUS em Dois Irmãos
Dois Irmãos – A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Dois Irmãos reafirmou o compromisso do município com a participação popular e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu 174 participantes, entre usuários, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços, representantes de entidades e autoridades municipais.
Com o tema “SUS, Democracia e Soberania: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a Conferência promoveu um amplo espaço de diálogo, avaliação das políticas públicas de saúde e construção coletiva de propostas que representarão o município na etapa estadual.
Na abertura oficial, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adão Derci Oliveira, destacou que o Conselho é um órgão permanente de participação e controle social, cujos integrantes exercem suas funções de forma voluntária, dedicando tempo, responsabilidade e compromisso à defesa da saúde pública. Também apresentou a Diretoria do Conselho, composta por Adão Derci Oliveira, Presidente; Márcia Gregory, Vice-Presidente; Rosa Maria Diniz da Silva, Secretária; e Dr. Rafael Garcia Garzon, Segundo-Secretário, reconhecendo ainda o empenho da Comissão Organizadora e de todos os conselheiros que contribuíram para a realização da Conferência.
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a homenagem prestada às conselheiras Lurdes Schnorr Theis e Vinilda Wingert, que, mesmo ausentes por motivos de saúde, tiveram suas trajetórias reconhecidas pelo relevante trabalho desenvolvido ao longo dos anos em favor do Conselho Municipal de Saúde. A homenagem destacou o compromisso, a dedicação e a atuação voluntária de ambas na consolidação do controle social e na defesa do SUS em Dois Irmãos.
A programação contou ainda com a palestra do Dr. Paulo Strada, intitulada “SUS de Dois Irmãos – Do Passado ao Presente Cuidando do Povo – Nossa Trajetória dos Últimos 30 Anos”, que apresentou um resgate histórico da evolução da saúde pública no município, valorizando as conquistas alcançadas e os desafios para o futuro.
Durante a Conferência foram debatidos os quatro eixos temáticos definidos nacionalmente, resultando na aprovação de propostas que serão encaminhadas à 10ª Conferência Estadual de Saúde. Também foram eleitos os delegados que representarão Dois Irmãos, destacando-se, pela primeira vez, a eleição de um representante da Pessoa com Deficiência (PCD), marco importante para a ampliação da inclusão e da representatividade no controle social da saúde.
Ao final dos trabalhos, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde ressaltou que o sucesso da Conferência demonstra a força da participação da comunidade e do trabalho
