Região

A cerimônia de chegada do Fogo Simbólico da Pátria marcou a tarde de quarta-feira, dia 23, em Morro Reuter

23/08/2023 - 18h30min

Morro Reuter – Conduzida por estudantes acompanhados do chefe do Departamento Municipal de Desporto Carlos Adiel Deuschle, ela saiu do pórtico da cidade e chegou à frente do Centro de Cultura no início da tarde.
A chama foi repassada ao casal germânico, Lurdes e Flávio Birck, que entregou à prefeita para acendimento da pira. A prefeita ressaltou a importância do olhar para o país com orgulho e respeito. “Quem ama a sua Pátria, ama sua família e todas as pessoas”, disse.
Participaram, ainda, da cerimônia o vice-prefeito Airton Bohn, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Eliane dos Reis, diretor da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Cesar Valmor Cordeiro, equipes diretivas e estudantes das escolas do município, o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Kolling, o vereador Leo Weiler. A prefeita recebeu o diploma de participação da 86a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A banda marcial se apresentou.
Este ano, o tema municipal da semana da pátria é “A herança da colonização alemã se mantém viva entre nós – Rumo ao bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul”. O desfile cívico será dia 2 de setembro, às 15 horas, pela Rua Independência. No mesmo dia, às 14, ocorre o juramento à bandeira junto à praça municipal.
Fogo Simbólico – O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Assim, surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e deveria realizar uma peregrinação cívica.

Sair da versão mobile