Conecte-se conosco

Região

A história de recuperação do cão Léo e o papel dos lares temporários em Ivoti

24/10/2025 - 13h24min

O cão se recuperou e agora busca um lar definitivo

Encontrado nas ruas do município em estado de extrema debilidade, o cão Léo é hoje símbolo de superação. Quando foi resgatado por voluntários, estava muito magro e testou positivo para uma doença transmitida por carrapatos. Após semanas de tratamento veterinário, alimentação adequada e muito carinho, o filhote de nove meses se recuperou e agora aguarda uma família definitiva.

Enquanto o novo lar não chega, Léo vive em um lar temporário, parte da rede de acolhimento organizada com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA). Esses espaços funcionam como abrigo provisório para cães e gatos resgatados das ruas até que estejam prontos para adoção, recebendo atenção, cuidados e socialização.

Mesmo sem um abrigo municipal, Ivoti conta com o trabalho conjunto entre protetoras independentes e a SMA. Quando ocorre um resgate, a prioridade é encontrar um lar temporário disponível. Durante o período de recuperação, os animais recebem alimentação, medicamentos e acompanhamento veterinário com suporte da secretaria.

Nos casos em que não há espaço, os animais são castrados e devolvidos ao local de origem, sendo considerados cães comunitários. Eles permanecem sob observação, recebendo ração e antiparasitários.

De janeiro a outubro de 2025, 20 cães foram adotados e outros 15 seguem em lares temporários. O número de gatos é maior e mais difícil de rastrear, mas as ações de castração e controle seguem ativas.

Quem desejar oferecer um lar definitivo ao Léo (ou a outro cão resgatado) pode entrar em contato pelos números (51) 99647-5687 ou (51) 99661-0663.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.