Região
Ação dos escoteiros plantou 200 novas árvores e recupera barranca dos rios em Picada Café

Picada Café – O dia nublado de sábado, com ameaça de mais chuva, não afugentou um grupo de jovens, crianças e adultos que arregaçou as mangas e deu um importante apoio a “mãe natureza” e exemplo para a humanidade. Esses, oriundos do Grupo de Escoteiros Araquã, literalmente “foram a campo” para ajudar a recuperar um pouco os estragos causados pela enchente de 2024 na barranca de rios e arroios. O sábado foi de replantar cerca de 200 árvores em pontos estratégicos onde possam crescer e contribuir com a natureza.
APOIO DO CMMA
A ação realizada sábado é comum aos jovens escoteiros. Essa é realizada todos os anos com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) que doou as mudas. “Essa iniciativa, que já faz parte do calendário do Grupo Escoteiro Araquã, reforça um dos nossos maiores compromissos: deixar a comunidade e o mundo um pouco melhores do que encontramos”, declarou o grupo de escoteiros. A ação contou com o apoio de voluntários e familiares dos escoteiros. “Nosso agradecimento especial à administração pública pelo apoio, e também aos proprietários que abriram as portas para o plantio. Essas 200 árvores foram plantadas as propriedades da Família Link e Picnert, Eloir Schaulet e Claudia Schenkel”, frisou o grupo.
SÓ EM 2025 – FORAM 1.000 MUDAS
O meio ambiente requer cuidados o ano todo. E um grande exemplo disso provém do grupo de escoteiros. Somente em 2025, através de ações do grupo, foram entregues e plantadas 1.000 mudas de diversas espécies de árvores. Além das 200 plantadas no sábado, no final de semana anterior foram entregues outras 800 mudas de frutíveras no tradicional meio frango. O presidente dos escoteiros, Lotário Feix, lembra da importância das ações para as novas gerações. “Somos gratos a todos que colocaram a mão na terra com a gente. Cada muda plantada ontem (sábado) é também uma semente de futuro. Que esse gesto siga brotando por muitos e muitos anos”, declarou.