Região
Adeus a Fleckinha: o legado de trabalho e determinação de Leony Fleck
Proprietária da tradicional Loja Leony Fleck, ela foi uma das grandes referências do comércio
Dois Irmãos – Faleceu na última segunda-feira Leony Fleck, carinhosamente conhecida como “Fleckinha”, aos 86 anos. Muito conhecida e querida na cidade, ela vinha enfrentando problemas de saúde e realizava diversos exames, mas não resistiu. Proprietária da tradicional Loja Leony Fleck, Leony foi uma das grandes referências do comércio local, deixando um legado de empreendedorismo, dedicação e amizade no município.
A trajetória de Leony sempre foi marcada pela vocação para os negócios. Em entrevista ao Diário, em 2021, à repórter Nicole, ela contou que a vontade de vender surgiu ainda na infância, quando brincava de lojinha com as primas. Mesmo sendo a mais nova e raramente escolhida para vender nas brincadeiras, já demonstrava o espírito empreendedor que a acompanharia por toda a vida.
“Tu é boa de negócio!”
Na juventude, ajudava o pai, dentista, nas tarefas diárias e no escritório da fábrica de calçados que ele mantinha com o tio. Foi dele que ouviu uma frase que marcou sua história: “Tu é boa de negócio!”, como se antecipasse o futuro promissor da sobrinha.
Casada aos 21 anos, Leony trabalhava costurando sapatos na empresa do pai, atividade que nunca gostou. Em casa, começou a vender joias e correntinhas de ouro, conquistando seus primeiros clientes. Determinada, contou que um dia, em um baile, disse ao marido: “Ano que vem talvez eu tenha a minha loja”. Mesmo sem incentivo, viajou sozinha para Caxias do Sul, sem conhecer a cidade, em busca de mercadorias para abrir o próprio estabelecimento. “Fui de manhã, voltei depois da meia-noite!”, lembrava com orgulho.
“Eu vou fazer como eu quero!”
Dona Leony sempre fez questão de seguir suas próprias convicções. “Eu vou fazer como eu quero!”, afirmou ao relatar as dificuldades enfrentadas no início do negócio e as opiniões contrárias que recebeu ao longo da trajetória. Sua personalidade forte e decidida era uma de suas marcas registradas.
Leony continuava acompanhando os negócios e a rotina da família. A filha Marlisa recorda que ela sempre dava a última palavra nas decisões e ainda preparava o tradicional almoço de domingo. Mesmo após a pandemia, quando deixou de caminhar diariamente até a loja, seguia impressionando pela agilidade atrás do balcão e pela facilidade com a tecnologia do caixa.
Leony Fleck deixa filhas, filhos, familiares, amigos e uma comunidade inteira que reconhece sua contribuição para o desenvolvimento do comércio local. Mais do que uma empresária, Fleckinha foi exemplo de coragem, perseverança e amor pela cidade de Dois Irmãos.