Conecte-se conosco

Notícias

Agricultura soma quase R$ 11 milhões em prejuízos por conta da enxurrada em Santa Maria do Herval

08/12/2023 - 13h29min

Um aviário no bairro Amizade, de Suelen Michel e Rafael Kasper, perdeu quase todos os pintinhos afogados (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O setor primário acumula quase R$ 11 milhões em prejuízo em decorrência da enxurrada e queda de granizo que assolou o município entre os dias 17 e 18 de novembro. O levantamento foi feito pela Emater, junto da Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural.

Foram atingidas culturas de milho para grão e silagem, feijão, olericulturas, além de batata inglesa. Aviários de corte também tiveram estragos.

Conforme o levantamento os impactos elevaram os custos de produção, obrigando os produtores a realizarem o retrabalho na preparação do solo, reaplicação de defensivos e replantio das áreas cultivadas.

Charles Rech (Foto: Cleiton Zimer / arquivo)

As precipitações em curto período de tempo encharcaram o solo, o escoamento superficial carregou boa parte dos insumos com a água. Houve registro de erosão em algumas propriedades e estragos nos acessos às lavouras”, destaca o extensionista, Charles Rech.

Produção atingida pela enxurrada

 GRÃO

Lavouras de milho foram duramente atingidas (Foto: Secretaria da Agricultura)

 O plantio de milho para grão iniciou em meados de setembro – janela mais adequada que resulta em melhor colheita na região. No período até novembro foi plantada 100% da área estimada.

A chuva ocasionou o apodrecimento de semente e atraso na germinação. Muitos produtores tiveram que replantar. As áreas estão com o desenvolvimento comprometido pois a falta de luminosidade e excesso de chuvas prejudica o estabelecimento. Visualiza-se lavouras de milho mal desenvolvidas e com folhas amareladas.

SILAGEM

Diferente do milho destinado à colheita de grãos, o período de plantio de milho silagem é de novembro a dezembro. As lavouras foram atingidas na germinação. Sementes apodreceram e os produtores também terão de replantar. É provável que a colheita será atrasada para o ano que vem.

OLERICULTURA

As olerícolas implantadas foram afetadas em todo o município com produção realizada de forma escalonada. O encharcamento do solo por longo período ocasionou o apodrecimento das raízes e proliferação de muitas doenças, principalmente fúngicas. A ocorrência de mormaço também contribuiu para a as doenças.

BATATA INGLESA

Batatas foram arrancadas do solo (Foto: Félix Alles)

O cultivo da batata inglesa é escalonado no período de outubro a dezembro. As precipitações afetaram principalmente as fases de floração da cultura e tuberização, ocasionando a deficiência de polinização e apodrecimento de tubérculos. Assim como na olericultura a proliferação de doenças foi maior na batata.

FEIJÃO

O feijão foi afetado na polinização e apodrecimento de raízes. O resultado é a má formação das vagens obrigando replantio das áreas.

 AVICULTURA DE CORTE

Algumas propriedades pontuais de corte foram afetadas, com a inundação de aviários. Diferente das lavouras, os aviários perderam a produção, pois os frangos alojados morreram de frio ou afogamento. Nestes casos o produtor arca com o prejuízo direto sem possibilidade de reverter à situação.

As propriedades afetadas possuíam frangos em diferentes fases de alojamento, pintos de um dia e frangos prontos para abate.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.