Região
Aliança pelo desenvolvimento de turismo será criada
Iniciativa busca promover ações concretas para impulsionar o setor
A região deu um passo importante rumo à consolidação como Polo Global de Turismo Imersivo nesta terça-feira (9), com o convite para a participação da Aliança de Turismo. O movimento, composto por empresários, entidades e representantes do poder público, busca estabelecer ações concretas para impulsionar a economia por meio do turismo, valorizando a cultura local e fortalecendo a integração do setor entre os municípios.
A iniciativa surgiu de uma tendência identificada pelo Radar de Futuros da Sicredi Pioneira, que apontou o turismo imersivo como uma das grandes oportunidades para o desenvolvimento da região. A criação da Aliança de Turismo foi indicada pelos grupos de trabalho que tiveram dois encontros para aprofundar as tendências de futuro no turismo. Assim, a Aliança está organizada em cinco pilares: integração regional e governança colaborativa; educação e cultura; inovação tecnológica; pesquisa aplicada e dados; e execução de projetos estruturantes. A partir desses eixos, os participantes assumem o compromisso de desenvolver ações que ampliem a competitividade do território, promovam sustentabilidade e gerem novas oportunidades de renda a partir de uma lógica colaborativa e orientada a resultados práticos. Os 21 municípios que serão beneficiados são os que fazem parte da área de ação da Sicredi Pioneira.
Durante o evento, realizado no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, os convidados também foram sensibilizados sobre o potencial do turismo imersivo. Segundo um levantamento da Paytour com mais de 1.300 empresas do setor, no primeiro semestre de 2025 as vendas de atividades turísticas cresceram 14,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita gerada avançou 36,83%, tendência associada à busca por vivências personalizadas, rotas temáticas, experiências culturais e maior planejamento dos viajantes. Além de reforçar o impacto econômico, o dado demonstra a oportunidade de posicionar a região de forma estratégica diante de mudanças no comportamento do consumidor.
Para garantir a coordenação contínua das ações que serão desenvolvidas pelo grupo, um profissional com perfil técnico em gestão de projetos será contratado. Essa pessoa será responsável por acompanhar as diretrizes definidas pelos participantes da Aliança e assegurar o andamento dos projetos priorizados. A vaga já está aberta e pode ser acessada pelo Google Forms.
Interessados já podem aderir ao movimento
A Aliança de Turismo tem como propósito desenvolver projetos estruturantes que incorporem tecnologias interativas, uso intensivo de dados e atualização contínua das atrações turísticas da região, fortalecendo o território como destino competitivo. A iniciativa permanece aberta à adesão de empresas, organizações e representantes de diferentes setores interessados em contribuir para uma agenda comum de desenvolvimento a longo prazo e será orientada por um regulamento interno criado pelos próprios integrantes da Aliança, a fim de promover a equidade, transparência, respeito mútuo e execução das atividades. Para saber mais, acesse: forms.office.com/r/G64KS3vyYx.
Radar de Futuros busca identificar tendências emergentes
O Radar de Futuros nasceu a partir de um mapeamento realizado pela Sicredi Pioneira, com mais de 1.500 pessoas de toda a região. Ele integra as visões do ecossistema regional na identificação de tendências emergentes e na definição de estratégias coletivas. Ele pode ser acessado no site https://sicredipioneira.com.br/quem-somos/estrategia/radar-de-futuros.