Região
Alunos da Escola 20 de Março exploram vertentes de água em Linha Nova
A turma do 3º ano desenvolve um projeto científico
Por Nadine Dilkin
Linha Nova – Desde o mês de março, os 18 alunos do 3º ano da EMEFTI 20 de Março, sob coordenação da professora Vanessa Fink (turno da manhã), estão desenvolvendo um projeto científico com o tema “Vertentes de Água”, com foco nas nascentes do município de Linha Nova.
O projeto tem como principal objetivo compreender como se formam as vertentes de água, além de incentivar a preservação das nascentes e da água natural, promovendo também a conscientização ambiental desde cedo.
Como parte da iniciativa, no dia 5 de agosto, os alunos participaram de uma saída de campo pelo interior do município, onde puderam observar de perto as vertentes de água e confirmar na prática as hipóteses e aprendizados adquiridos em sala. “Por meio da visita, os alunos constataram suas hipóteses e puderam ver como acontece a formação das vertentes de água e as utilidades dessas das nascentes para as pessoas, plantas e animais”, explica a professora.
Preservação do meio ambiente
A vivência trouxe novos significados aos estudos já realizados, aprofundando conhecimentos prévios e despertando ainda mais o olhar para a importância da preservação do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos locais.
A próxima etapa do projeto será a apresentação na Mostra de Projetos da escola – FELIN, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, nas dependências da própria escola. Na ocasião, os alunos compartilharão tudo o que aprenderam, mostrando à comunidade escolar a importância do cuidado com as vertentes de água.


