Região
Alunos de Presidente Lucena aprendem sobre as pequenas abelhas jataís
PRESIDENTE LUCENA – Na manhã desta terça-feira, alunos da Escola Roberto Silveira tiveram noções sobre a vida das pequenas abelhas sem ferrão, como é o caso da jataí. A professora Soeli Presser, do Instituto Ivoti, e Claudio Neis, da Cooperativa de Apicultores de Ivoti, discorreram sobre a importância das abelhas na polinização e na produção de mel. O recurso do projeto veio através do Sicredi.
A diretora Andreia Michel realizou um curso sobre abelhas sem ferrão no Instituto Ivoti e, a partir daí, surgiu a ideia de um projeto a ser apresentado ao Sicredi. O projeto foi aprovado e houve o repasse de R$ 5.477,00 pelo Sicredi, com uma contrapartida de R$ 1.154,00 do Círculo de Pais e Mestres da escola para a construção de um pergolado. As aulas desta semana dão uma continuidade do trabalho iniciado no ano passado.
A coordenadora pedagógica Marisa Holler Tietze destaca que é importante as crianças levarem para casa esse conhecimento sobre as abelhas. “As crianças estão muito interessadas, e esse trabalho vai dar muitos frutos, pois a ideia é a participação da comunidade”, afirmou.
“Foi falado sobre as abelhas que não produzem o mel, mas também são responsáveis pela polinização. O mel da abelha sem ferrão, por sua vez, é mais saudável, e as crianças aprendem sobre elas e também cuidados com a natureza”, afirma a diretora.
Claudio afirma que ensinou junto com a professora Soeli o cuidado com a natureza, preservação das árvores, e como fazer a multiplicação das abelhas e como elaborar um caça-enxame (armadilha) com garrafa pet para capturar os pequenos insetos. Soeli explicou que as abelhinhas constroem um caninho de cera para fazer a entrada da sua casa. Os demais insetos não entram ali, para não ficarem grudados.